quinta-feira - 13/08/2020

Pesquisa aponta que mais de 90% dos mossoroenses valorizam Praça de Convivência; estudo foi realizado pela Fecomércio/RN

Uma pesquisa de mercado realizada pelo Sistema Fecomércio Rio Grande do Norte sobre a Praça de Convivência de Mossoró, mostra que mais de 90% dos mossoroenses julgam como importante o espaço de lazer presente no Corredor Cultural da capital do Oeste Potiguar. De acordo com o estudo apresentado na manhã desta quinta-feira (13), a grande maioria dos mossoroenses (82,5%) concorda com um projeto de revitalização da Praça de Convivência do município.

O levantamento feito pelo Departamento de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DEES), da Fecomércio/RN, revela a percepção dos mossoroenses sobre a Praça de Convivência da cidade. O presidente do Sistema Fecomércio /RN, Marcelo Queiroz, entregou pessoalmente a pesquisa a Prefeita de Mossoró, Rosalba Ciarlini, em reunião realizada no Salão dos Grandes Atos do Palácio da Resistência.

Também participaram do encontro a Secretária Municipal de Infraestrutura, Kátia Pinto, o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Lahyre Neto, a Chefe de Gabinete Jaqueline Amaral, a Secretária de Cultura, Isaura Amélia, o Secretário de Segurança Pública, Cel. Sócrates Vieira. Acompanhando o representante da Fecomércio/RN, estiveram presentes o Diretor Regional do Senac/RN, Ranieri Pimenta, o Diretor Regional do Sesc/RN, e o presidente do Sindilojas Mossoró, Michelson Frota.

Outro dado importante apresentado pela pesquisa é que dois terços da população afirmaram frequentar a Praça de Convivência sempre ou quase sempre. O estudo foi realizado entre os dias 3 e 9 de julho deste ano e ouviu 1.001 pessoas, tendo 2% de margem de erro para mais ou menos.

A Prefeita de Mossoró, Rosalba Ciarlini, destaca a importância da pesquisa para auxiliar a gestão municipal no processo de revitalização da Praça de Convivência de Mossoró. “O município já iniciou o processo de licitação para a realização da obra de reestruturação deste que é um importante espaço para os mossoroenses, como mostra a pesquisa. A nossa preocupação é fazer um modelo de atendimento a população, que estimule a geração de empregos, além de modernizar, e inovar na parte que envolve a gestão da Praça de Convivência. Para isso nós contamos com a Fecomércio/RN, que não só está nos dando a pesquisa, mas que irá nos auxiliar na capacitação das empresas e trabalhadores que atuar no local”, afirma.

O Presidente da Fecomércio/RN, Marcelo Queiroz, explica que a pesquisa ouviu a opinião dos mossoenses sobre a implementação de um modelo de administração compartilhada com a iniciativa privada para a Praça de Convivência, e a aceitação da população foi bastante positiva.

“A pesquisa revela a importância de realizar mais ações que tragam a oportunidade de trazer para aquele ambiente restaurantes que atendam a população da cidade de Mossoró. O estudo traz para a prefeitura a certeza de que está sendo realizado um trabalho com a aceitação dos mossoroenses. Além disso vamos capacitar, através do Senac, capacitar os trabalhadores do local. O Sistema Fecomércio/RN é composto pela Federação do Comércio de Bens Serviços e Turismo do Rio Grande do Norte, pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e pelo Serviço Social do Comércio (Sesc)”, frisa.

Para o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Lahyre Neto, a pesquisa confirma a importância da Praça de Convivência para os mossoroenses. “O estudo reforça o que já se sente no dia a dia do município, o carinho e a importância que o povo de Mossoró tem e dá a Praça de Convivência. E nós entendemos a necessidade do estudo de viabilidade econômica que a Fecomércio nos traz, para balizar inclusive o modelo de licitação que vai ser feito para aquele espaço, que será todo reformado, renovado, para melhorar a qualidade de vida da população mossoroense naquele ponto que é um dos principais atrativos turísticos de nossa cidade”, acrescenta.

Projeto prevê revitalização da Praça de Convivência e de todo o corredor cultural

A Secretária Municipal de Infraestrutura, Kátia Pinto, explica que a Prefeitura de Mossoró já vinha trabalhando no projeto de restauração e recuperação da Praça de Convivência. Segundo Kátia Pinto, no momento a secretaria está concluindo o orçamento do projeto básico e dentro de algumas semanas a licitação será publicada para que seja definida a empresa que realizará a reforma.

“É importante a gente frisar que o objetivo é que em torno de seis meses aquele espaço esteja concluído. Simultâneamente, a gente está em contato com o Sebrae, para fazer o modelo do Termo de Referência de como vai ser a gestão da Praça de Convivência. As informações que a Fecomércio/RN nos entregou dará subsídio para o Sebrae para montar a modelagem necessária, que poderá ser uma concessão, um único gestor, ou 24 gestores, todas essas informações servirão para identificar a melhor forma da prefeitura atender as necessidades da população usuária daquele espaço, como mais segurança, mais lazer, atendimento de excelência, e com certeza a questão de uma gastronomia diferenciada”, conclui.