quarta-feira - 01/12/2021
Participantes do Projeto CRAS Bilíngue visitam CRAS Bom Pastor
Por: Edinaldo Moreno
Participantes do Projeto CRAS Bilíngue visitaram nesta terça-feira (30) o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) do bairro Bom Pastor. A medida teve como objetivo apresentar a sede para a comunidade surda, visto que os encontros sempre ocorreram no Centro de Capacitação de Professores e Atendimento ao Surdo (CAS).
Psicólogo e idealizador do projeto, Diego Menezes disse que a equipe técnica do equipamento ligado à Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (SEMASC) acolheu os participantes do CRAS Bilíngue e em seguida ocorreu uma roda de conversa. O tema debatido foi a vivência de ser surdo.
“Na ocasião, houve o acolhimento à comunidade surda pela equipe técnica em seguida uma roda de conversa conduzida pelos estagiários de Psicologia da Faculdade Católica do RN sobre a vivência de ser surdo”, enfatizou o psicólogo.
“Foi um momento de confraternização, estreitamento de laços e descobertas, visto que alguns participantes relataram ser a primeira vez em um CRAS e no bairro”, emendou Diego.
A comunidade surda falou sobre as dificuldades que enfrenta nos mais diversos espaços da sociedade e também abordou a importância da comunidade para superação e crescimento pessoal do surdo.
Este foi o último CRAS Bilíngue do ano. As temáticas discutidas foram: O que é política de assistência social? ; o que é CRAS?; O que é CREAS? ; O que é o Conselho Tutelar?; O que é o Plantão Social? ; O que é o Cadastro Único? O que é Acolhimento Institucional?; Vamos conversar sobre o Agosto Lilás; e Vamos conversar sobre consciência negra e avaliação do projeto.
O objetivo do CRAS Bilíngue é divulgar a política de assistência social em libras para a comunidade surda. Para participar o interessado deve procurar o CRAS Bom Pastor para mais informações.