quinta-feira - 07/04/2022
Projeto "Papo Rural" visita produtores das comunidades Paulo Freire e Espinheirinho
Por: Edinaldo Moreno
Equipe da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (SEADRU) esteve nas comunidades Paulo Freire e Espinheiro, ambas na zona rural, promovendo o projeto "Papo Rural". A iniciativa visa visitar produtores rurais e repassar diversas informações para o melhor manejo dos pequenos agricultores com os animais.
Na localidade Paulo Freire, na região do rio Angicos, a conversa foi com criadores de caprinos e ovinos a respeito de sanidade animal. Já em Espinheiro houve conversa sobre manejo e produção estratégia de forragem.
“No Espinheirinho a gente conversou sobre manejo e sanidade dos animais. Demos dicas também do rebanho nessa parte do cuidado com as doenças e ter um olhar mais cuidadoso e fazer a parte básica do manejo dos animais. Na oportunidade, também falamos um pouco da alimentação dos animais, estratégia de armazenamento de ração no período de chuva para ensilar e dar no período de seca”, destacou o gerente executivo Raniere Barbosa.
O "Papo Rural" iniciou as atividades com os produtores que comercializam animais na Feira do Bode. A iniciativa obteve êxito e foi estendido para as comunidades rurais. A primeira edição na zona rural ocorreu no Sítio Hipólito. A ação tem a participação de alunos do curso de Medicina Veterinária da Ufersa.
Na semana passada o "Papo Rural" esteve em Maracanaú, Cordão de Sombra e Quixaba. Nelas houve palestra sobre sanidade animal, que serve como prevenção para doenças, evitando perdas econômicas (com mortes e tratamentos) e, consequentemente, aumentar a produtividade.
O "Papo Rural" leva as principais técnicas, principais tecnologias, estratégias de manejo diretamente para o produtor rural. O papo é para que o agricultor possa ter a produção de seus animais com o menor custo e maior eficiência.