sábado - 23/05/2020

Papa-Treco recolhe materiais que podem acumular água em combate às arboviroses no Santa Delmira

Em mais uma iniciativa da Prefeitura de Mossoró em combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya, a diretoria executiva de Serviços Urbanos deu início às 8h na manhã deste sábado (23) ao projeto Papa-Treco no bairro Santa Delmira. Que tem como objetivo recolher materiais velhos que não estão em uso e que podem acumular água, servindo de criadouro para o Aedes. Nesse período de pandemia da covid-19 os agentes de endemias não estão entrando nas casas dos mossoroenses, mas sim intensificando o trabalho educativo visando que cada um cuide da sua casa.

A Prefeitura informou com antecedência aos moradores do bairro sobre a ação. Eles entenderam o recado e aqueles que possuíam objetos, móveis ou eletrodomésticos que não estavam utilizando deixaram em suas calçadas na noite de ontem (22) ou na manhã de hoje para serem recolhidos, como orientado pela Prefeitura de Mossoró.

A doméstica Rosimeire Nascimento Fonseca, 45 anos, ficou sabendo da ação pelo Instagram da Prefeitura (@prefeiturademossoro) e classificou como louvável nessa época de pandemia. “Eu fiquei sabendo pelo Instagram da Prefeitura, que eu até participo às vezes. Achei muito louvável essa atitude de passar, porque realmente a gente fica acumulando coisas dentro de casa. Eu, como trabalho a semana toda, não tenho muito tempo de ficar colocando para fora. Quando eu soube, que vi lá, coloquei umas coisas para fora hoje de manhã. Nessa época de pandemia a gente tem que evitar o acumulo de coisas.”, afirmou dona Rosimeire.

O Papa-Treco será realizado dois sábados por mês e seguirá um cronograma que irá atender todas as localidades da cidade. “Nós estamos com o apoio da Secretaria de Saúde, que está nos informando os bairros com maior incidência do mosquito, e assim nós vamos seguindo um cronograma e temos o objetivo de atender toda a cidade. Com esse trabalho queremos evitar que a população descarte esses objetos em terrenos baldios e canteiros.”, explicou Cid Batista, diretor executivo de Serviços Urbanos.