sexta-feira - 23/04/2021

Pais de alunos, professores e gestores destacam avanços nas estratégias de aulas remotas das escolas municipais e UEIs

Por: Valéria Persali

As aulas remotas foram iniciadas na Rede Municipal de Ensino de Mossoró em março deste ano em consequência da situação da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). No período de quase dois meses de atividades escolares virtuais no Ano Letivo de 2021, alunos, pais, professores e demais profissionais da educação atuam de forma integrada para enfrentar os desafios impostos pela pandemia e levar educação as crianças e adolescentes. Novas ferramentas tecnológicas foram incorporadas pela Secretaria Municipal de Educação (SME) no processo de aprendizagem, contando com dedicação e esforços dos educadores que precisaram se reinventar para lecionar no ambiente virtual de aprendizagem.

Desde dia 1º de março, as aulas remotas foram iniciadas para mais de 20 mil alunos matriculados nas Escolas Municipais e Unidades de Educação Infantil (UEIs) de Mossoró. Com agravamento da pandemia da Covid-19 no Rio Grande do Norte, as atividades foram iniciadas de forma virtual. Para capacitar os alunos, pais, professores, supervisores e gestores, a Secretaria Municipal de Educação iniciou a formação continuada para o ambiente virtual de aprendizagem. O Google Sala de Aula (Google Classroom), Google Meet e aplicativo Whatsapp são temas de uma série de cursos e lives para orientação de como as ferramentas podem ser usadas de forma pedagógica.

A nova realidade do ensino é um desafio para os profissionais da educação e alunos, mas a cada dia eles avançam no ambiente virtual de aprendizagem. A professora Solange Ramalho, da Escola Municipal Professor Manoel Assis, destacou que os professores precisaram se reinventar.

“Nesses meses de aula on-line tem sido bastante desafiador para nós professores, onde novos modelos de planejamento e portfólio tem ocupado bastante nosso tempo. Com tudo isso buscamos garantir a qualidade do cumprimento do currículo. A aprendizagem em novas ferramentas tecnológicas, precisamos nos reinventar para continuar cumprindo nossa missão mediar a aprendizagem dos alunos. Um dos principais desafios é adequar materiais e atividades para essas aulas on-line. Muitas ferramentas tecnológicas estão sendo disponibilizadas para nós professores, que exige tempo, mas depois que dominamos tudo torna-se mais fácil no nosso trabalho. O nosso papel é esse diante das novas tecnologias, é mais do que ensinar, é possibilitar aos alunos acesso aos novos recursos e conhecimento”, destacou a professora Solange Ramalho.

O trabalho e dedicação dos educadores da rede municipal têm se destacado nas equipes das escolas e UEIs de Mossoró. Na Escola Municipal Antônio Fagundes, os professores se adaptaram para uma nova atuação nas salas de aula virtuais.

“Tem sido um período de muito trabalho, mas também de muito aprendizado. Muito trabalho por quê? Estamos tendo que administrar muitas plataformas ao mesmo tempo: Whtasapp, Google Meet e Google Sala de Aula. De muito aprendizado porque para administrar essas plataformas a gente teve também que aprender ou reaprender, passando por formações que foram oferecidas tanto na Semana Pedagógica como também como formações que oferecemos pela própria escola com os colegas professores que têm mais habilidade com as plataformas. Então, eles se dispõem a trocar experiências com colegas que ainda não eram muito familiarizados. Tudo isso dá um certo trabalho porque temos 524 alunos na escola distribuídos em 18 turmas. Tivemos que criar tantos grupos de Whatsapp quanto grupos para Google Sala de Aula para todas essas turmas. Temos uma equipe muito colaborativa, a secretaria confeccionou as listas e os professores criaram os grupos”, afirmou Rita Fonseca, diretora da Escola Municipal Antônio Fagundes.

As 37 Unidades de Educação Infantil levam educação para mais de 6 mil crianças por meio de aulas remotas e também é uma mobilização desafiadora. Para garantir a participação dos alunos de até cinco anos nas aulas não presenciais, os professores se dedicam intensamente. A UEI Tereza Fernandes de Souza Néo, que atende 166 crianças de 2 a 5 anos, é uma das unidades que os profissionais da educação estão empenhados em promover a aprendizagem mesmo diante na realidade imposta pela pandemia.

“Com empenho e dedicação de toda equipe escolar estamos tendo ótimos resultados. As professoras são muitas dedicadas e usam bastante a criatividade para manter as crianças em aula. O desafio no início, acredito que em todas unidades, foi com a tecnologia para pais e crianças se adaptarem com o uso do celular, a disponibilidade dos pais de estarem com os filhos no momento das aulas, já que muitos trabalham”, destacou Renata Martins, diretora da UEI Tereza Néo.

Se de um lado os profissionais da educação têm ampliado os esforços para realizar aulas remotas, do outro as famílias também colaboram nesse processo de aprendizagem em casa. Raynara Araújo é mãe de dois alunos da rede municipal. Ela aprovou a qualidade do ensino ofertado aos filhos na Escola Municipal Paulo Cavalcante e UEI Maria da Conceição Vidal.

“Meu filho Régio Filho, de 9 anos, estuda na Escola Paulo Cavalcante. O mais novo Emanuel Hêrcles, de 6 anos, na UEI Maria da Conceição Vidal. Até agora não tenho do que reclamar. As professoras deles são excelentes. Não é fácil porque faço faculdade e tem as tarefas de casa para acompanhar, mas todos os dias estão tendo aula. As professoras tiram as dúvidas, estão sempre dispostas a sanar tudo que o aluno está com dificuldade, compreendem também os horários e as dificuldades dos pais para cumprir os horários, mas elas compreendem. Meus filhos estão desenvolvendo, está tendo aulas direitinho. Elas enviam materiais para que a gente faça atividades em casa, além dos livros. O desafio maior que encontrei é deles se sentirem só, porque não tem mais o convívio com os colegas, por não está na sala de aula com a professora e eles sentem falta disso, mas a gente procura sempre explicar que é só uma fase, que tudo isso vai passar e eles vão voltar para escola”, disse Raynara Araújo.

Segundo a mãe dos alunos, o formato adotado em 2021 com o Google Meet é muito satisfatório. “Porque o aluno está ali, está vendo a professora e de uma certa forma está tendo contato com os colegas da sala de aula, não se sente sozinho, só ele e a mãe como era no ano passado. É uma hora de aula e é suficiente para que eles conversem e interajam, formem esse vínculo para quando voltar ao normal tenham estabelecido esse vínculo mesmo de maneira remota”, avaliou Raynara Araújo.

Acompanhamento

A SME orientou as escolas municipais e UEIs a realizarem um trabalho de monitoramento da participação dos alunos para evitar evasão escolar. As equipes estão verificando frequentemente se os alunos estão assistindo as aulas remotas e participando das atividades escolares à distância.

“Eu juntamente com as professoras fizemos uma busca no bairro a procura daqueles alunos que não estavam participando e tivemos bons resultados. A busca ativa é a estratégia que temos de manter o controle da participação dos alunos”, explicou a gestora da UEI Tereza Néo Renata Martins.

A estratégia também é feita nas escolas municipais para garantir que os alunos tenham acesso à educação. “Aqueles alunos que por ventura não estivessem assistindo aulas fizemos e continuamos fazendo a busca ativa para saber onde se encontra aquele aluno e identificando o motivo pelo qual ele não está assistindo aula. Aqueles alunos que identificamos que não estão assistindo aulas por não ter internet ou por falta de um aparelho celular, a escola está disponibilizando roteiros de aulas, assim como impressão de atividades e agendando com os pais para virem pegar na escola. Dificuldades? Temos porque é uma situação atípica, diferenciada, mas nós estamos tendo apoio da Secretaria de Educação e tendo as formações, buscando a forma de que o conhecimento chegue ao número máximo de alunos”, enfatizou a diretora Rita Fonseca.

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