terça-feira - 26/03/2024
PAA distribui produtos da agricultura familiar para equipamentos sociais
Por: Edinaldo Moreno
A 1ª etapa do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) de 2024, que tem como finalidades básicas promover o acesso à alimentação e incentivar a agricultura familiar, distribuirá produtos da agricultura familiar adquiridos através dos produtores rurais de Mossoró para complementação alimentar oferecida nos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFVs) nos grupos geracionais trabalhados pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc).
A entrega dos alimentos conta com parceria Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio Grande do Norte (EMATER/RN), Prefeitura de Mossoró, através das Secretarias de Assistência Social e Cidadania e da Agricultura e de Desenvolvimento Rural (Seadru).Os alimentos adquiridos estão na Central de Distribuição, montada no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), do bairro Barrocas. A distribuição ocorrerá na parte da tarde.
“Esse programa visa comprar daquelas famílias que têm produção própria parte dessa produção de gêneros alimentícios produzidos por esses agricultores. Estamos recebendo esses alimentos aqui na nossa central de distribuição e a tarde a gente vai fazer essa doação desses alimentos para aquelas famílias que estão em situação de vulnerabilidade social e que estão vinculadas às entidades que foram cadastradas”, explicou Alexandre Dantas, analista de extensão rural da Emater.
A Secretaria de Agricultura de Mossoró monta toda a estrutura de apoio para a execução do PAA. “Esse programa é um programa de aquisição de alimentos da agricultura familiar. A nossa parceria está ligada ao convenio que a gente tem com a Emater, que executa e a Secretaria de Agricultura monta toda a estrutura de apoio”.
Nesta etapa, o PAA está comprando R$ 115 mil em gêneros alimentícios. São cerca de 35 famílias de agricultores e agricultoras que estão comercializando os produtos. São, ao todo, em torno de 2 mil famílias vinculadas nas entidades beneficiadas.
“Hoje, todas as nossas unidades de acolhimento vão receber essa doação no quesito órgãos governamentais para estar complementando a alimentação que já é ofertada no âmbito da política de assistência social aos usuários”, destacou Marwyla Gomes, assistente social.
O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) foi criado pela Lei federal nº 10.696, de 02 de julho de 2003.