sexta-feira - 09/09/2022

"Outubro Rosa": Secretaria de Saúde inicia planejamento de ações para campanha

Por: Edinaldo Moreno

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) iniciou nesta semana, com participação de instituições, universidades, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (SEMASC), o planejamento intersetorial das ações relativas à campanha “Outubro Rosa”.

A data é celebrada anualmente e tem como objetivo compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

“Começamos a planejar as ações que vamos realizar ao longo da campanha no próximo mês. Vamos esclarecer a população sobre os direitos da mulher e os direitos das pessoas com câncer; quais são os direitos que elas têm durante o período que estiverem doente. Ações nos bairros mais distantes das unidades de saúde e na zona rural também estão sendo planejadas. Estamos pensando a melhor forma possível de promover os serviços de saúde para essa população”, disse Luanda Mezaab, coordenadora de Política da Alimentação e Nutrição da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

A abertura da campanha neste ano no município ocorrerá no dia 4 de outubro. O câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo. O sintoma do câncer de mama mais fácil de ser percebido pela mulher é um caroço no seio, acompanhado ou não de dor.

A pele da mama pode ficar parecida com uma casca de laranja; também podem aparecer pequenos caroços embaixo do braço. Deve-se lembrar que nem todo caroço é um câncer de mama, por isso é importante consultar um profissional de saúde.