quinta-feira - 10/10/2024

“Outubro Rosa”: Ações voltadas à saúde da mulher são ofertadas no PAM do Bom Jardim

Por: Thiago Braga

Foto: Wilson Moreno (Secom/PMM) Foto: Wilson Moreno (Secom/PMM)

Nesta quinta-feira (10), mais uma ação da campanha "Outubro Rosa" foi realizada pela Prefeitura de Mossoró, intensificando os cuidados com a saúde das mulheres. No Centro Clínico Prof. Vingt-un Rosado, o PAM do Bom Jardim, usuárias receberam uma série de serviços públicos em um verdadeiro mutirão de saúde.

Na campanha de prevenção e combate ao câncer de mama, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) reforça o trabalho que já é realizado ao longo de todo o ano. Na ação, foram ofertados: exames preventivos, ultrassonografias mamárias, orientação médica, consultas, entre outros.

"Hoje temos um acolhimento dessas mulheres incentivando a fazer o exame nas mamas, incentivando a fazer outros exames, fazer o autoexame, fazer a prevenção realmente. Estamos com os profissionais da Enfermagem realizando a prevenção, ensinando as mulheres a fazerem o autoexame das mamas. Há ainda na programação um momento de massagens e relaxamento", explicou Érica Cibele Cunha, coordenadora de Saúde da Mulher do município.

Alzilene Martins, microempresária.

Alzilene Martins, microempresária, uma das participantes da ação, pontuou a importância dos cuidados com a saúde. “A prevenção é muito importante porque a gente vai descobrir algo que talvez tenha de errado no corpo. Eu sempre faço esses preventivos, anualmente. Eu nunca senti uma dor de cabeça. Eu tenho muito medo de descobrir algo que não possa mais ser tratado. O melhor é que nós possamos descobrir antecipadamente para podermos tratar. O exame e essas ações são muito importantes. Eu valorizo demais”, elencou.

A campanha em Mossoró tem como tema: “Um toque que realiza prevenção”. “O câncer de mama quando detectado na fase inicial tem possibilidade de uma resolução mais satisfatória. O diagnóstico precoce pode levar a um tratamento menos agressivo. É bom lembrarmos que apesar de sua alta incidência no país, o câncer de mama tem cura, por isso se faz necessário o cuidado e alerta”, destacou Lindinete Saturno, gerente de Políticas Públicas da Saúde.

Rosita Pereira, pedagoga.

“Devemos nos cuidar, pois a prevenção é o melhor caminho. Eu soube dessa ação e vim para cá. Estava fazendo um exame, quando avisaram que tinha a ação. É importante prevenir. É melhor do que remediar”, contou a pedagoga Rosita Pereira.

As ações e atividades do movimento seguem pelos próximos dias do mês nos equipamentos públicos da Prefeitura de Mossoró. No domingo (13), a partir das 16h, uma caminhada alusiva à campanha “Outubro Rosa” será realizada na avenida Rio Branco, com concentração no Teatro Municipal Dix-huit Rosado.

Lindinete Saturno, gerente de Políticas Públicas da Saúde.
Érica Cibele Cunha, coordenadora de Saúde da Mulher do município.