sexta-feira - 04/06/2021

Oficina ensina na prática cultivo e manejo de cactos

Por: Thiago Braga

Mais uma atividade movimentou a Semana de Meio Ambiente 2021 da Prefeitura de Mossoró. Na manhã desta sexta-feira (04), foi realizada a segunda eco oficina da programação com destaque para o cultivo e manejo de cactos. A atividade aconteceu no Parque Municipal Maurício de Oliveira, ao ar livre, com número limitado de participantes previamente inscritos.

Os cactos são símbolos de nossa região, estando presentes cada vez mais no dia a dia de muita gente, sendo cultivado em pequenos espaços da casa ou até mesmo do trabalho. Comuns no Nordeste brasileiro, os cactos são fáceis de serem cultivados propiciando ambientes mais agradáveis.

A oficina de cactários foi a segunda promovida pela Secretaria de Infraestrutura,  Meio Ambiente, Urbanismo e Serviços Urbanos (SEIMURB). “O cactário é uma forma de terapia e na oficina ensinamos como cuidar sem machucá-los nem machucar a gente. Ainda explicando como funciona o cultivo”, informou a técnica ambiental Andressa Luiza.

O estudante Tiago Miguel foi um dos participantes da eco oficina. “Eu fiquei sabendo por meio do curso de Engenharia Florestal da UFERSA e achei bem legal e importante, por causa da nossa região. É um conhecimento muito importante para mim que sou estudante e para toda população”, disse.

O cultivo e manejo de cactos ainda desperta o bem estar emocional, sendo uma forma de cuidado com a saúde mental. Para muitos uma verdadeira terapia. “A intenção é trazer para a oficina quem gosta de cactos, quem gosta de cultivar, pois necessita de um espaço pequeno que pode ser na sua casa, no seu apartamento. Tem uma importância terapêutica para a saúde mental e bem estar emocional”, explicou Zildenice Guedes, gerente executiva de Educação Ambiental.

Na tarde desta sexta-feira (04), uma nova atividade será realizada no Parque Municipal. Será a terceira da eco oficina “Pintando a Caatinga”, às 14h. A programação da Semana de Meio Ambiente se encerra neste sábado (05), a partir das 7h30, com plantio simbólico homenageando às vítimas da Covid-19 e os profissionais da saúde que estão na linha de frente no combate à pandemia.