quinta-feira - 02/08/2018

Obras de Saneamento Básico chegam a mais cinco bairros até o final deste ano

A prefeitura de Mossoró, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura, retomou os serviços do saneamento básico da cidade. As obras estavam paralisadas há vários anos e agora estão em ritmo acelerado. Até o final deste ano a população de mais de cinco grandes bairros da cidade contarão com saneamento básico. Na manhã desta quinta-feira, 2, a prefeita Rosalba Ciarlini visitou a obra de construção da estação elevatória 1, da Bacia 7, localizada no Bairro Alto da Conceição. Essa bacia irá beneficiar os Bairros Alto da Conceição, Alto do Xerém, Belo Horizonte, Carnaubais e Lagoa do Mato. Na oportunidade, Rosalba destacou a importância de uma cidade saneada. "Saneamento não é só tirar água suja da frente das residências, ele também eleva o nível de saúde da população e preserva o meio ambiente", disse a prefeita. Um convênio com o Governo Federal garantiu os recursos da obra, que somam em média 42 milhões de reais. O convênio estava comprometido pois a obra deveria ter sido finalizada há cinco anos. A prefeita Rosalba Ciarlini destacou a preocupação em sanear a cidade e que em Brasília conseguiu a garantia que os recursos não fossem devolvidos ao governo federal. "Sempre batalhei por uma cidade saneada. Assim que assumi a Prefeitura fui a Brasília pedir ao Ministério para liberar os recursos para a continuidade dessas obras. O município estava prestes a perder o que tinha conseguido, porque a obra estava paralisada. E agora vamos entregar à população uma obra de extrema importância", falou a prefeita. O engenheiro da secretaria de infraestrutura Yure Tarso, explicou como está o andamento das obras. "Nós vamos colocar em funcionamento duas importantes bacias na cidade de Mossoró. A bacia 7, que corresponde a área do Lagoa do Mato e bairros adjacentes e a bacia 1, que corresponde a parte do Abolição 3 e todo o Abolição 4. A estação elevatória é responsável por recolher os esgotos tubulados e vai bombear para a lagoa de tratamento", explicou Yure. A população aguarda ansiosa para que o esgoto tenha o seu destino correto. A professora Sandra Medeiros é moradora do Bairro Alto da Conceição e não vê a hora da obra ficar pronta. "Isso aqui vai ser uma maravilha, não vai ter mais mau cheiro que incomoda muito e é bom pra saúde também, né?", disse a professora.