quinta-feira - 23/10/2025

“O diagnóstico precoce do câncer de mama me salvou”, disse servidora no evento em alusão ao “Outubro Rosa”

Semasc realiza evento alusivo ao "Outubro Rosa" voltado a servidoras da pasta.

Por: Solange Santos

Fotos: Wilson Moreno (Secom/PMM) Fotos: Wilson Moreno (Secom/PMM)

A Secretaria de Assistência Social, Cidadania e Juventude (Semasc) realizou na manhã desta quinta-feira (23), um encontro entre as servidoras dos equipamentos da pasta, no auditório do Centro Administrativo da Cidadania Prefeito Alcides Belo, abordando a conscientização do “Outubro Rosa”, com louvores, depoimentos de superação do câncer de mama e uma palestra sobre os cuidados com a mente diante do diagnóstico.

Shirley Targino - secretária da Semasc

“A prevenção é um ato de amor. Essa é a frase da nossa campanha onde o ‘Outubro Rosa’ chama a atenção para que todas as mulheres tenham o autocuidado, procure evitar e descobrir com antecedência. O objetivo da Semasc hoje nesse evento é demonstrar cuidado com as nossas servidoras”, destacou a titular da pasta, Shirley Targino.

As servidoras Denisa Praxedes, coordenadora do programa “Criança Feliz”, e a enfermeira Aíla Borges compartilharam um pouco sobre a descoberta do câncer de mama, o tratamento, medos que ainda persistem e certeza que estão trilhando o caminho da cura.

Servidora Denisa Praxedes emocionou a todos com sua história de superação.

“O diagnóstico precoce do câncer de mama me salvou. A sensação de dizer que venceu é indescritível. Quando se tem um diagnóstico de câncer, a gente nunca mais é a mesma, mudamos completamente. É uma temática que me emociona bastante e é a primeira vez que eu paro para falar, que resolvi falar, porque eu percebo que a minha história diante de um diagnóstico precoce pode servir de inspiração e salvar vidas”, declarou Denisa Praxedes.

A enfermeira Aíla Borges também compartilhou sobre sua vitória na luta contra o câncer de mama.

“Há cinco anos eu fui pega de surpresa numa consulta de rotina com a minha ginecologista e ao mostrar os exames que ela havia me solicitado, foi constatado que eu estava com câncer de mama. Mas em momento nenhum aquilo me deixou abalada no sentido de achar que eu não venceria, porque eu sou uma pessoa que confio muito em Deus, tenho um relacionamento muito íntimo com Ele e também acredito muito na ciência, acredito muito que a evolução do tratamento contra o câncer está cada dia mais avançado e com essa esperança em Deus e no avanço da medicina eu sou vitoriosa. E hoje estou aqui para dizer para essas mulheres que é possível vencer o câncer”, pontuou Aíla Borges.

Após um delicioso café da manhã preparado pela Semasc para as suas servidoras, foi a vez da psicóloga Lígia Souza palestrar, abordando os cuidados com a saúde física, mental, emocional e espiritual.

A psicóloga Lígia Souza trouxe uma mensagem sobre os cuidados com a mente diante da batalha contra o câncer de mama.

“Mais uma iniciativa do RH em cuidar um pouquinho de quem cuida, porque nós temos aqui muitas mulheres que já enfrentaram ou tem alguém que já enfrentou câncer de mama e estiveram ali  cuidando e muitas vezes não tem na correria do dia a dia a oportunidade de parar um pouco para um momento de sensibilidade, de reflexão, de informação e também de união dessa categoria feminina acerca de temas que são tão femininos”, concluiu.

Anterior Próximo