quarta-feira - 21/01/2026

Novos agricultores estão sendo beneficiados com programa de melhoramento genético

Por: Edinaldo Moreno

Wilson Moreno (SECOM/PMM/Arquivo) Wilson Moreno (SECOM/PMM/Arquivo)

Neste mês de janeiro de 2026, a Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (Seadru) retomou as atividades do projeto de melhoramento genético ofertado no “Mossoró Rural”, parceria da Prefeitura Municipal de Mossoró e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

A iniciativa tem o objetivo de melhorar geneticamente o rebanho e aumentar a produtividade do pequeno produtor rural beneficiado pelo programa. Os diagnósticos gestacionais das vacas já estão sendo realizados pelos produtores das comunidades Santana, Sítio Boa Fé, Fartura e do Carmo. A próxima visita está agendada para este sábado (24), a partir das 14h30, aos produtores das três primeiras localidades citadas.

“Os novos produtores que se cadastraram no programa já estão sendo visitados e estamos realizando o diagnóstico gestacional nas vacas, bem como também o protocolo da inseminação artificial”, explicou Aparecida Fernandes, coordenadora de Pecuária da Secretaria de Agricultura de Mossoró. Na última segunda-feira (19), a equipe da Secretaria de Agricultura e do Sebrae realizou 35 diagnósticos gestacionais no Sítio Carmo, sendo que 12 delas estavam prenhes e 23 vazias.

Os produtores beneficiados recebem assistência técnica e consultoria. O programa de melhoramento genético beneficia produtores rurais de comunidades na zona rural de Mossoró. As atividades desenvolvidas pelo “Mossoró Rural” permitem ao agricultor conseguir acesso às tecnologias, aos manejos atuais, fazendo com que tenha mais ferramentas e mais condições de produzir com menor custo.

Anterior Próximo