quinta-feira - 29/01/2026
Museu Histórico Lauro da Escóssia segue aberto para visitação; veja os horários
Por: Thiago Braga
O Museu Histórico Lauro da Escóssia segue aberto ao público para visitação. O equipamento cultural abriga um rico acervo e conta fatos importantes da nossa história.
A população mossoroense e turistas podem conhecer o equipamento de perto de terça a sexta-feira, das 8h às 17h e, aos sábados, das 8h às 17h. As instalações funcionam na antiga cadeia pública e guarda acervo relacionado à pré-história, à paleontologia, à história da cidade e da região.
Ao visitar o local, é possível conferir de perto um rico acervo relacionado à história do município e da região. Dentre elas, uma coleção do jornal “O Mossoroense”, o terceiro jornal mais antigo do Brasil, diversas fotografias de “Manuelito”, profissional da época, além de revisitar a memória de luta de Celina Guimarães Viana como primeira mulher eleitora no país e na América Latina.
O atual prédio que abriga toda a história mossoroense, localizado na rua 30 de Setembro, bairro Centro, foi inaugurado em 8 de abril de 1880 e, inicialmente, foi utilizado como a antiga Cadeia Pública e a Câmara de Vereadores. Após isso, em 1981, se tornou definitivamente o museu mediante convênio entre o Governo do Estado e a Prefeitura.
O Museu Lauro da Escóssia foi completamente reformado em 2023. Dentre as melhorias, está a acessibilidade com a implementação de rampas e elevador. Além da ativação de quatro salas multiúso na Pinacoteca Municipal, bem como a instalação de um sistema de combate a incêndios, a iluminação externa em Led, câmeras de segurança e outros.
Um dos patrimônios culturais mais importantes do Rio Grande do Norte, o Museu Histórico Lauro da Escóssia foi contemplado com o Programa de Iluminação Cultural 2025 do Instituto Neoenergia. Dividido em três eixos, o programa contemplou o projeto luminotécnico com foco na valorização cênica e arquitetônica do empreendimento; ação de educação patrimonial, que envolve alunos e professores da Rede Municipal de Ensino das zonas urbana e rural; além de uma intervenção cultural que celebrará a história, a memória e a capacidade criativa dos participantes.