quarta-feira - 18/03/2020

Município irá criar barreiras sanitárias para prevenir novo coronavírus na cidade

Buscando medidas preventivas contra o novo coronavírus, a Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria de Saúde, irá criar barreiras sanitárias nas rodovias e trechos urbanos da cidade. A decisão foi tomada na tarde desta quarta-feira (18), após reunião entre a Secretária de Saúde, Saudade Azevedo e os órgãos de segurança.

"Vamos sentar, fazer os ajustes e informar quando efetivamente vamos começar. A barreira sanitária nada mais é do que as orientações aos carros que entram e que saem, informando medidas preventivas do novo coronavírus. A PRF já disse que diminuiu o fluxo de carros e táxis. Vamos tomar uma série de medidas, mas precisamos nos preparar", explicou Saudade Azevedo.

Durante as barreiras, caso seja identificado algum caso suspeito de covid-19, a Secretaria de Saúde encaminha o caso a uma Unidade de Pronto Atendimento mais próxima. Voluntários irão ajudar no processo, que serão recrutados através da Defesa Civil e também da Cruz Vermelha. Todos eles serão capacitados para participar do processo.

"O que precisamos definir ainda é como será essa abordagem, e que tipo de abordagem iremos fazer. É preciso informar, mas também é preciso proteger a si e ao o outro. Só ficou faltando alinhar isso. Vamos mandar os ofícios para todos que estiveram presentes, e iniciar os trabalhos", declarou Saudade.

O agente da PRF, Souza Dantas, frisou que agora é o momento da população se conscientizar e deixar o trabalho a cargo dos órgãos de segurança. "Serão adotadas algumas medidas de blitz educativas para a população que está transitando pelas rodovias, em parceria com a prefeitura de Mossoró. O momento agora é das forças de segurança estarem trabalhando e não a população ficar nas ruas", falou.

PRF Souza Dantas ressaltou que a população precisa se conscientizar sobre o coronavírus. Foto: Pacífico Medeiros.

Sócrates Vieira, Secretário de Segurança, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Trânsito de Mossoró, acompanhou toda a reunião. "Estamos fazendo uma força tarefa para nos dirigir à população por meio das barreiras sanitárias nas rodovias e nas vias urbanas, com o intuito de fornecer as informações necessárias para diminuir e mitigar os casos de coronavírus em Mossoró", comentou.

Estiveram presentes também na reunião representantes da Polícia Rodoviária Estadual, Guarda Civil, Tiro de Guerra e Cruz Vermelha.