terça-feira - 16/12/2025

Mulheres do CCI São Manoel entregam mais de 100 bolsas artesanais para serem doadas a pessoas em situação de rua

Por: Solange Santos

Fotos: Wilson Moreno (Secom/PMM) Fotos: Wilson Moreno (Secom/PMM)

Em clima de Natal, a Secretaria Municipal de Assistência Social, Cidadania e Juventude (Semasc), por meio do Centro de Convivência do Idoso (CCI) do Alto de São Manoel, realizou uma oficina de artesanato, onde cerca de 25 mulheres pintaram mais de 100 bolsas para doarem a pessoas em situação de rua em Mossoró.

Shirley Targino - secretária da Semasc

“É com muita alegria que nós estamos aqui hoje assistindo essa oficina maravilhosa, que foi a confecção e a customização de bolsas que foram doadas e eles estão aqui fazendo a decoração dessas bolsas com símbolos natalinos. E essas bolsas vão ser doadas para pessoas em situação de rua. São quase 80 idosos que participam do CCI Alto São Manoel e eles estão divididos em grupos de 13 realizando o trabalho manual nas bolsas. Esse trabalho social realizado por nossa equipe aqui no equipamento, tem colaborado para manter equilibrada a saúde mental dos nossos idosos, tirando-os da depressão e da ansiedade”, enfatizou Shirley Targino, titular da Semasc.

O grupo de mulheres do CCI São Manoel foi coordenado pela artesã Ivaneide Medeiros. Ela compartilhou seus conhecimentos e técnicas com um grupo que se mostrou disposto a sempre aprender um pouco mais.

 Ivaneide Medeiros - artesã

“Quero agradecer aqui essa oportunidade que nos foi proporcionada pela Semasc, na pessoa da secretária Shirley, e dizer que esse projeto é muito significativo em pleno Natal, ele será doado a pessoas que vivem na vulnerabilidade. Então é um momento muito importante para nós que fazemos parte aqui do CCI São Manoel. O artesanato não trabalha apenas com as mãos, mas também com a mente”, declarou.

Dona Elza Oliveira, de 81 anos, tem sua locomoção física limitada, mas sempre participa das atividades realizadas no CRAS CCI São Manoel.

CaptionElza Oliveira, 81 anos

“Eu adoro estar aqui no CCI porque a menina trabalha bem com a gente. Eu fiquei sete meses em cima de uma cama e graças a Deus eu me recuperei. Tem sido muito bom participar dessa oficina, eu já fiz umas cinco bolsas. Deus abençoa a gente que trabalha com fé”, disse Elza Oliveira, 81 anos.

Já dona Maria Rita de Medeiros é a mais velha do grupo, com 89 anos de idade e muitas histórias guardadas na memória. É notório o semblante alegre no rosto de cada mulher, reafirmando que o trabalho que vem sendo realizado nos equipamentos da Semasc tem promovido saúde e bem-estar aos seus assistidos.

Maria Rita Medeiros, 89 anos

“Eu comecei aqui no CCI com 28 anos, só tenho elogios ao trabalho à equipe que hoje está à frente desse grupo. Temos aprendido coisas novas diariamente. O idoso quanto mais fica parado, mais velho fica. Eu me sinto muito feliz de estar produzindo essas bolsas para doar a quem precisa”, concluiu.

Anterior Próximo