terça-feira - 16/12/2025

Comitiva da Seadru visita estação modelo em Russas para buscar alternativas de tratamento de água

Por: Edinaldo Moreno

Divulgação/PMM Divulgação/PMM

Uma comitiva da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (Seadru) visitou nesta terça-feira a Estação de Tratamento de Água (ETA), no município de Russas, no Ceará. O equipamento é especializado em remoção de ferro. A ida ao município cearense foi para conhecer a estação modelo. A equipe técnica da Seadru foi formada por Maurício Dias Júnior, Pedro Edilson Leite Júnior e Raniere Barbosa de Lira, além do líder comunitário Carlos Renan, da localidade de Passagem do Rio, comunidade da zona rural de Mossoró.

A visita teve o objetivo de conhecer in loco uma tecnologia eficaz e já consolidada para eliminar o excesso de ferro da água, problema que aflige a comunidade de Passagem do Rio. Conhecida popularmente por causar uma “capa rosa” ou água avermelhada, a alta concentração de ferro torna o líquido impróprio para consumo e prejudica a saúde, além de danificar encanamentos e utensílios domésticos.

A ETA visitada é uma referência no interior do Ceará por seu sistema específico de tratamento. A tecnologia empregada remove eficientemente o ferro, garantindo que a água fornecida às famílias da região de Russas atenda a todos os padrões de potabilidade. “O sistema funciona em escala, demonstrando que é possível levar saneamento de qualidade mesmo a localidades da zona rural”, destacou Raniere Barbosa.

Durante a visita, os técnicos da Seadru observaram todo o processo, desde a captação da água bruta, rica em ferro, até as etapas de oxidação, filtração e desinfecção, que resultam em água limpa e segura. A gestão operacional e administrativa do Sistema Integrado de Saneamento Rural (SISAR), reconhecida por sua eficiência no estado, também foi foco de aprendizado para a equipe.

O morador da comunidade de Passagem do Rio frisou que a experiência foi esclarecedora e motivadora. “Ver de perto uma solução real para um problema idêntico ao nosso dá esperança”, relatou.

Os técnicos da Secretaria de Agricultura destacaram que a visita serviu como um importante estudo de caso. “Conhecer uma solução já implantada e bem-sucedida é fundamental para planejarmos um projeto específico e viável para a comunidade de Passagem do Rio”, explicou o técnico Maurício Dias Júnior. “Agora, temos parâmetros técnicos e um modelo de gestão a seguir”, comentou Pedro Edilson.

PRÓXIMOS PASSOS

A Secretaria de Agricultura de Mossoró, com base no conhecimento adquirido em Russas, dará início aos estudos técnicos e projetos para desenvolver um sistema específico de tratamento de água para a comunidade de Passagem do Rio, na zona rural do município. A iniciativa busca replicar o sucesso do modelo do Sisar, adaptando-o às condições locais, com o objetivo único de fornecer água de qualidade, livre do excesso de ferro, para todas as famílias da localidade.

“A visita reforça o compromisso da Seadru em buscar soluções inovadoras e eficazes para os desafios do saneamento rural, promovendo saúde, dignidade e desenvolvimento para as populações”, finalizou Raniere Barbosa.

Anterior Próximo