quarta-feira - 06/04/2022
Mulheres do Assentamento Hipólito aprendem artesanato em bordado rústico
Por: Edinaldo Moreno
A Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (SEADRU), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), realiza durante toda esta semana o curso de bordado rústico no Assentamento Hipólito, zona rural de Mossoró.
As mulheres da localidade têm a oportunidade de aprender o artesanato em bordado rústico. Ao todo, mais de 15 mulheres se inscreveram no curso. Este é o quinto curso no ano levado para a zona rural, informou a assistente executiva da SEADRU, Laura Raíssa.
“A gente fica muito feliz com a realização desses cursos na zona rural de Mossoró. Esse é o quinto curso que estamos trazendo neste ano para diferentes comunidades e sabemos da importância desta ação nestas localidades. Nesse curso de bordado rústico as mulheres da comunidade de Hipólito estão aprendendo para poder ter uma geração de renda”, disse.
Além deste curso, a comunidade de Hipólito recebeu o curso de boneca de fio na semana passada. Também houve curso de derivados da mandioca na APAMA, no polo Maísa, com duas turmas formadas, e de Horticultura no Sítio Carmo.
Instrutora do SENAR, Francisca Epifânio destaca que o bordado faz sucesso atualmente e que as mulheres da comunidade já pensam em abrir uma cooperativa para futuramente comercializar os produtos oriundos dos cursos realizados na localidade.
“Elas estão aprendendo artesanato em bordado rústico. O bordado hoje está fazendo sucesso e com isso elas estão pensando em fazer uma cooperativa para trabalharem com estes produtos, tanto nesse curso que estamos realizando nesta semana como no curso de boneca de fio realizado dias atrás. Esse é um trabalho que pode gerar uma renda extra para elas”.
“Hoje estamos aprendendo a fazer o bordado rústico. Muitas daqui não sabiam nem pegar em uma agulha, fazer uma costura numa camisa, num short e hoje todas aqui estão aprendendo a técnica. Está sendo muito gratificante, porque tanto desenvolve o cognitivo quanto a habilidade motora. Temos interesse também no curso de pintura para dar continuidade ao artesanato e futuramente juntar todas as mulheres da comunidade e abrir uma cooperativa para que seja feita a venda dos nossos produtos”, comemorou Érica de Oliveira Lima, agricultora e uma das participantes do curso.
O curso bordado rústico teve início nesta segunda-feira (4) e se estende até esta sexta-feira (8).