quarta-feira - 13/10/2021

"Mossoró Verde": Prefeitura planta mudas em canteiros do bairro Barrocas

Por: Thiago Braga

Na manhã desta quarta-feira (13), a Gerência Executiva de Educação Ambiental (GEEA), da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Meio Ambiente, Urbanismo e Serviços Urbanos (SEIMURB), promoveu ações de plantio de mudas em canteiros do bairro Barrocas. A iniciativa faz parte do programa “Mossoró Verde”, que visa a arborização do munícipio.

As ações são realizadas em conjunto com a Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural (SEADRU). Canteiros da rua Luís Agostinho Sobrinho ficaram mais verdes a partir do plantio de mudas realizado pelo município. A meta do programa é em até 4 anos, dotar os canteiros centrais da cidade de vegetação nativa.

“O programa ‘Mossoró Verde’ chega ao bairro Barrocas trazendo arborização, fazendo o plantio de mudas com parcerias importantes. Nesta oportunidade, com uma empresa e uma escola dessa região. Após o plantio de mudas, estaremos fazendo o monitoramento, acompanhamento, oferecendo palestras de educação e sensibilização ambiental para as pessoas do bairro também para que elas reconheçam a importância do trabalho que estamos fazendo aqui hoje”, pontuou Zildenice Guedes, gerente de Educação Ambiental do município.

O programa ainda mobiliza a população ao título de “Amigo Verde”. Trata-se de pessoa física ou jurídica, ou grupo da sociedade civil que ficará responsável pelas ações e iniciativas de manutenção dos plantios e instalações feitas. Na oportunidade, uma primeira empresa parceira do programa participou da ação. “É muito importante pra gente, pois estamos dando o exemplo à população com o nosso papel social. Somos uma empresa localizada aqui próximo à comunidade, pretendemos cuidar do espaço com zelo para que daqui a alguns meses a população possa retornar e encontrar uma área verde, arborizada”, Pablo Marcel, diretor da empresa Nonato Atacarejo.

Hoje, o trabalho também se concentra em mobilizar empresas, escolas e população, por exemplo, para participar do programa da Prefeitura de Mossoró. “A perspectiva do programa é tornar Mossoró uma cidade verde, uma cidade referência, uma cidade em que a sustentabilidade seja uma causa abraçada por todos. Graças a Deus, o programa vem tendo uma grande aceitação por parte da população mossoroense”, concluiu Zildenice Guedes.

Produção e distribuição

O Programa “Mossoró Verde” tem o objetivo de tornar Mossoró mais arborizada, ocupando áreas verdes e oportunizando alcançar uma cidade sustentável. O programa da Prefeitura de Mossoró prevê a produção de 25 mil mudas ao ano, com distribuição de 10 mil mudas à população.

A distribuição de mudas à população acontece semanalmente, todas as sextas-feiras e sábados, das 8h às 11h, no Parque Municipal Professor Maurício de Oliveira, no bairro Centro.