terça-feira - 26/10/2021

"Mossoró Verde" inicia ações de plantio e distribuição de mudas na zona rural

Por: Thiago Braga

Depois de percorrer bairros da zona urbana do município, a Prefeitura de Mossoró chegou com o programa de arborização às comunidades da zona rural. Na manhã desta terça-feira (26), as ações do programa "Mossoró Verde" foram realizadas na comunidade Sussuarana.

As ações e plantio e distribuição de mudas frutíferas foram promovidas na Escola Municipal Francisco de Assis Nogueira, contando com a participação da comunidade escolar e moradores da localidade. As atividades são coordenadas pela Gerência Executiva de Educação Ambiental (GEEA) da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Meio Ambiente, Urbanismo e Serviços Urbanos (SEIMURB).

"Chegamos à zona rural e aqui na escola municipal da comunidade Sussuarana estamos muito felizes em trazer as ações do 'Mossoró Verde' para contemplar também o campo assim como já acontece na cidade. O nosso programa conta com o apoio da população e hoje nesta ação estamos vendo a participação efetiva dos moradores engajados no processo de arborização", destacou Rodrigo Lima, titular da SEIMURB.

As crianças matriculadas na escola da rede municipal de ensino da comunidade também receberam educação ambiental por meio das ações do "Mossoró Verde". Aos 10 anos de idade, Mikael Jônatas, estudante do 5º ano do Ensino Fundamental, já sabe o valor e importância do cuidado com o meio ambiente. "É muito importante, pois as plantas deixam a nossa cidade verde, elas dão o nosso alimento, trazem a sombra e o vento. É muito importante pra gente porque as plantas fazem parte do nosso meio ambiente, no meio de tanto desmatamento, elas são importantes para manter a vida", disse.

Foram entregues à população mudas de caju, sapoti, acerola, tamarindo, pinha, romã, limão, manga, cajarana e amora. "A parceria é importante na perspectiva de trazer o processo da educação com o diálogo com as comunidades rurais. A comunidade está sendo beneficiada com cerca de 150 mudas frutífeas que serão destinadas às famílias. Se contabilizarmos cinco quilos de frutos por mudas num período de produção de 4 a 5 anos, nós teremos 770 quilos de frutas distribuídos aqui na comunidade. Isso dá a ideia e aspecto de convivência de produzir nos quintais os alimentos com perspectiva de sustentar a família, pois se trata de uma comunidade carente, sendo importante para a sustentabilidade ambiental e alimentar", frisou Raniere Barbosa, gerente executivo da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (SEADRU) que também é parceira do programa.

O estudante Victor Emanoel, 11 anos, também aproveitou a ação para levar para casa uma muda frutífera. "A gente mora no Nordeste, numa comunidade onde precisamos de mais plantas com frutas. Então, esse projeto é importante para que possamos valorizar e cuidar das plantas, flores, os alimentos que nos dão vitamina, sendo essenciais para a natureza", contou.

O programa da Prefeitura de Mossoró tem a meta de produzir 25 mil mudas ao ano; com distribuição de 10 mil mudas ao ano à população e ainda ações de plantio como a de hoje na comunidade Sussuarana.