terça-feira - 26/10/2021

Levantamento de demandas culturais avança na zona rural de Mossoró

Por: DIRETI

A equipe da Secretaria Municipal de Cultura (SMC) já visitou 29 comunidades da zona rural de Mossoró. A SMC está fazendo um levantamento inédito nos assentamentos e comunidades rurais do município, que permitirá fazer um diagnóstico sobre as demandas de arte e cultura da população rural. A partir do mapeamento que ouvirá os anseios dos moradores serão criadas projetos e ações culturais para atender às mais de 130 comunidades rurais de Mossoró.

O Mapeamento da Cadeia Produtiva de Arte e Cultura da zona rural de Mossoró foi iniciado em agosto deste ano. A equipe da Secretaria Municipal de Cultura está percorrendo as comunidades rurais e assentamentos do município com apoio logístico da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (SEADRU).

“O objetivo dessa iniciativa pioneira é identificar os fazedores e fazedoras de arte presentes na zona rural para a gente potencializar o que temos de arte e cultura sendo desenvolvida na zona rural. Temos como meta fazer todo esse mapeamento ouvindo os moradores da zona rural para que possamos planejar as ações a serem desenvolvidas tanto no que diz respeito a potencializar o que já há de arte e cultura na zona rural, como também para que possamos trazer ações inovadoras no sentido de trazer outras possibilidades para os artistas que estão na zona rural”, destacou o secretário de Cultura, Etevaldo Almeida.

Durante as visitas, a Secretaria de Cultura aplica dois tipos de questionários com moradores, sendo um com lideranças comunitárias e outro para artistas. A iniciativa pioneira na área da cultura está identificando as necessidades. A partir do levantamento serão definidas as ações que serão feitas pela Prefeitura de Mossoró por meio da Secretaria Municipal de Cultura, democratizando o acesso à cultura do município.

“É um programa inédito e que nunca foi feito por nenhuma gestão de Mossoró. Com certeza vai ser um programa bastante proveitoso. Nas comunidades rurais existem vários artistas e uma população que anseia por mais cultura. Por isso é um programa de extrema importância. Estamos em busca de ouvir o líder comunitário, jovens e representantes para saber as necessidades e levar ações culturais à zona rural”, disse Alex Morais, integrante da equipe que realiza o levantamento.