quarta-feira - 20/08/2025

Mossoró sediará primeiro HUB de Inovação do Agro do Rio Grande do Norte

Por: Edinaldo Moreno

Divulgação/PMM Divulgação/PMM

A Feira Internacional da Fruticultura Tropical Irrigada (Expofruit), que será realizada na Estação das Artes Elizeu Ventania, será palco do lançamento de duas grandes iniciativas que transformarão a agropecuária do Rio Grande do Norte. Um deles é o HUB de Inovação da Agropecuária do RN. O outro é Desafio Eli Agro. A cerimônia ocorrerá no estande do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a partir das 19 horas. O PotiAgro é um espaço colaborativo para impulsionar startups, empreendedores e produtores rumo a um agro mais sustentável, digital e competitivo. O HUB está sediado na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação (Sedint), com apoio da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (Seadru). O PotiAgro Hub não é apenas o primeiro do Estado — ele simboliza o início de uma nova era, na qual o RN planta hoje as sementes do agro do futuro.

O PotiAgro Hub representa uma virada de chave para o agro potiguar. Sediado em Mossoró. Ele será um ponto de convergência entre produtores, startups, universidades, centros de pesquisa, setor privado e poder público. Seu propósito é capitanear projetos estratégicos, atrair investimentos e mobilizar recursos nacionais e internacionais para a inovação no agro. Será um ambiente vivo de experimentação, onde tecnologia, sustentabilidade e inteligência de mercado se encontram para gerar soluções concretas — do campo à mesa.

“A inovação na agropecuária é atualmente um caminho muito solidificado em que os produtores têm que trilhar para poder alcançar os melhores objetivos. Essa parceria da Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento Econômico e Inovação e o Sebrae vem justamente criar um ambiente propício para que as empresas possam trabalhar, levar ideias e inovações para o campo e com isso fortalecer o desenvolvimento rural da nossa agropecuária”, explicou o titular da Secretaria de Agricultura, Faviano Moreira.

Integrando instituições como Ufersa, Uern, IFRN, empresas de base tecnológica e redes de produtores, o Hub funcionará como uma plataforma de inovação aberta, fomentando desde a pesquisa aplicada e a prototipagem de tecnologias até a aceleração de novos negócios e a qualificação da mão de obra.

“Nós da Secretaria de Desenvolvimento estamos assumindo um papel-chave nessa empreitada que é justamente esse primeiro HUB. Ele será um espaço público em que as pessoas poderão acessar o HUB para trabalhar a inovação e desenvolvimento no município de Mossoró e ao nível estadual também. Ele será o primeiro espaço de Mossoró promovido pela Prefeitura. Será a primeira vez que teremos algo acontecendo ao nível de poder público. É um marco muito grande para a história da inovação do município”, destacou Evillin Santana, gerente executiva de Inovação da Sedint.

 ELIAGRO

 O ELI Agro é o primeiro ecossistema de inovação do Estado totalmente nichado para um setor específico — o agronegócio. Contudo, ele atua de forma integrada aos demais ecossistemas locais de inovação existentes nas regionais do RN, que trabalham para fomentar negócios mais modernos, eficientes e sustentáveis em suas localidades. Essa sinergia garante que as iniciativas e soluções desenvolvidas no agro sejam compartilhadas, adaptadas e multiplicadas em todo o território potiguar.

Hoje, o ELI Agro conta com mais de 300 membros, entre empresas, instituições de crédito, universidades, startups, entidades de fomento e órgãos governamentais, formando uma rede colaborativa que conecta conhecimento, tecnologia e oportunidades para transformar o campo.

O ELI Agro foi lançado em março de 2024, reunindo 250 lideranças. Visando diversificar a economia rural, fortalecer cadeias produtivas e ampliar o alcance comercial, o ELI Agro articulou Rotas Estratégicas que fomentam o turismo rural como experiência econômica e cultural. As rotas conectam propriedades, agroindústrias familiares, empreendimentos comunitários e atrativos naturais, estimulando também o benchmarking entre produtores e posicionando o campo potiguar como destino turístico de valor agregado.

“O Desafio ELI Agro é mais do que uma competição. É uma ponte entre a juventude e o campo, entre a tecnologia e a tradição. É onde ideias ganham forma e se transformam em soluções reais para a agricultura familiar”, destaca João Paulo Damásio, Ufersa, membro da governança do ELI Agro RN.

Anterior Próximo