sexta-feira - 22/09/2023

Mossoró sediará encontro sobre atualizações do Programa Garantia-Safra 2023/2024

Por: Edinaldo Moreno

Diversas cidades do Rio Grande do Norte estão recebendo o “Encontros Territoriais sobre as Atualizações do Programa Garantia-Safra (PGS) 2023/2024”. O objetivo desses encontros é nivelar os conhecimentos e apresentar novas propostas para o PGS na próxima safra.

Em Mossoró, a reunião acontecerá na próxima quarta-feira (27). O encontro ocorrerá no auditório do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), às 8h30. Os encontros já passaram pelos municípios de São Paulo do Potengi, Santa Cruz, João Câmara e Santo Antônio. Além de Mossoró, o evento também acontecerá em Caicó, Lajes, Apodi e Pau dos Ferros.

Os participantes serão os secretários de agricultura, técnicos do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RN), de prefeituras, representantes de conselhos e sindicatos. O encontro discutirá os prazos das inscrições, homologação e a entrega dos boletos, como também apresentar nova proposta de verificação de perda e uma nova proposta para o fomento com recursos do programa.

“A nossa secretaria convida a todos os agricultores interessados em participar do Programa Garantia-Safra, Seguro-Safra a estarem presentes na próxima quarta-feira, 27, no auditório do Sebrae, onde juntamente com a Emater, vamos discutir sobre os critérios do programa, sobre os prazos de inscrições, o que o agricultor precisa ter para fazer a inscrição, qual o valor da contrapartida do seguro, enfim, a atualização do programa para que a gente possa oportunizar o maior número de agricultores possíveis na participação dessa importante política pública”, explicou o titular da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural, Faviano Moreira.

A Prefeitura de Mossoró está disponibilizando 1.200 cotas para a safra 2022/2023, mesmo número solicitado pelo Município para a próxima safra (2023/2024).

“O programa é um apoio para os agricultores se houve perdas das culturas de sequeiro plantadas no período chuvoso, por excesso ou falta de chuva. O valor do Programa Garantia-Safra é de R$ 1.200. Se for decretada perda acima de 50% essa família recebe esse valor que é um apoio para a segurança alimentar das famílias à perda da safra”, destacou Edimar Tavares, engenheiro-agrônomo e técnico responsável pela vistoria de plantio e colheita.

O Garantia-Safra (GS) é uma ação do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF), cujo objetivo é garantir condições mínimas de sobrevivência aos agricultores familiares de Municípios sistematicamente sujeitos a perda severa de safra por razão do fenômeno da estiagem ou excesso hídrico.