sexta-feira - 22/09/2023

Concriz recebe comenda “Mérito Cultural Prof. Jerônimo Vingt-un Rosado Maia”

Por: DIRETI

José Antônio da Silva, popularmente conhecido como “Concriz”, recebeu nesta quinta-feira (21) a comenda “Mérito Cultural Prof. Jerônimo Vingt-un Rosado Maia”. A honraria foi conferida durante a Sessão Magna Pública 47ª Noite da Cultura, no Templo Maçônico da Loja Maçônica Jerônimo Rosado, em Mossoró.

A comenda foi instituída pela Prefeitura de Mossoró, por meio do Decreto n.º 2.869, de 21 de setembro de 2006, destinada a uma personalidade indicada pela Secretaria Municipal da Cultura. O homenageado deste ano tem participado ativamente da vida cultural mossoroense, sendo hoje um dos principais mestres da cultura popular local, principalmente em relação à preservação do coco de improviso.

Concriz salientou a felicidade de receber a honraria e relembrou sua trajetória. “É uma alegria receber uma homenagem como essa, porque nós que fazemos cultura, levamos alegria para o povo, cantando, e quem canta mata saudades, desperta a humanidade, e é melhor do que chorar. Esse momento é de muita alegria, eu só tenho a agradecer. Comecei a cantar aos 12 anos. Comecei a cantar coco nas feiras livres do Recife (PE). Fui para Campina Grande (PB), João Pessoa (PB), e vim para Mossoró, e aqui em Mossoró foi onde me firmei, gostei daqui”, declarou.

Titular da Secretaria Municipal da Cultura, Igor Ferradaes frisou a importância do reconhecimento às personalidades que contribuem para a sociedade.

“É um momento muito importante. São 47 anos de homenagens na 'Noite da Cultura'. Trazer um artista popular para dentro de um templo e para uma homenagem dessa, onde tantos outros homenageados importantes passaram, é um projeto que a Secretaria da Cultura vem fazendo, desde Antônio Francisco, trazendo os mestres para próximo, reconhecendo esses mestres em vida, como Concriz, um grande mestre do coco, da cultura popular, e ter ele aqui, hoje, numa noite importante para a cultura mossoroense, é muito gratificante”, disse.

Milene Gama, presidente da Fraternidade Cruzeiro do Sul Francisca Vasconcelos, da Loja Maçônica Jerônimo Rosado, destacou a tradição da “Noite da Cultura”. “É um momento muito importante. A Loja Jerônimo Rosado vem há 47 anos com essa tradição. É uma forma de trazer essa cultura também para a sociedade, para todas nós. A gente convida todas as entidades de Mossoró, como todos os maçons e esposas, e fazemos esse trabalho bonito, com muito carinho”, ressaltou.