quinta-feira - 23/06/2022

Mossoró recebe Assembleia Geral de Secretários e Gestores Municipais da Assistência Social

Por: Edinaldo Moreno

Nesta quinta-feira (23), o município de Mossoró, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (SEMASC), realizou a Assembleia Geral de Secretários e Gestores Municipais de Assistência Social. O evento promovido pelo Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social do Rio Grande do Norte (COEGEMAS/RN) ocorreu no auditório do Centro Estadual de Educação Profissional Professor Francisco de Assis Pedrosa.

A assembleia contou com a participação de aproximadamente 100 pessoas, entre secretários municipais de assistência social, técnicos e trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social de cerca de 50 municípios que compõem o Coegemas/RN.

A assembleia geral se constitui como instância máxima de deliberação do Coegemas e tem como finalidade lutar pela autonomia dos municípios, congregar os gestores municipais de assistência social, funcionar como órgão permanente de intercâmbio de experiência no trabalho socioassistencial a nível estadual, atuar como órgão de articulação e de coordenação das ações comuns dos gestores municipais, entre outros pontos.

No encontro realizado nesta quinta-feira diversos pontos foram discutidos, como a lei Henry Borel, Acolhimento de Crianças e Adolescentes, entre outros pontos.

“A gente vem com várias demandas para esse encontro aqui em Mossoró, uma delas é a Lei Henry Borel, entre outras, que são demandas que precisam ser debatidas, principalmente pelos municípios”, disse Francisco Touché, presidente do Coegemas/RN.

Secretária de Assistência Social e Cidadania de Mossoró, Evanice Fernandes destacou a satisfação da pasta municipal do evento estar sendo realizado na cidade nesta época festiva.

“O Coegemas antes realizava todas as reuniões em Natal. Eles agora estão descentralizando e escolheram Mossoró. Que bom que escolheram nesse momento tão festivo. Ficamos aqui muito felizes em recepcionar esse colegiado”.

Evanice Fernandes afirmou, que enquanto representante da atual gestão e também como membro do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social, se sente privilegiada pela iniciativa da escolha do município como polo para essa assembleia descentralizada. “Essas iniciativas são extremamente relevantes para fortalecer a Política de Assistência Social do Rio Grande do Norte, também o papel do controle social dos Conselhos e Colegiado”, ressaltou.

Conforme seu Estatuto, o Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social - COEGEMAS/RN é uma entidade civil, de direito privado, sem fins econômicos, com autonomia administrativa, financeira e patrimonial, de duração indeterminada, com sede e foro em Natal, regendo-se por suas normativas.