segunda-feira - 11/12/2023

"Mossoró Realiza" : Prefeitura inicia obra de UBS no bairro Nova Mossoró

Por: DIRETI

A Prefeitura de Mossoró deu ordem de serviço para a construção de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) no bairro Nova Mossoró, através do programa “Mossoró Realiza”. A solenidade aconteceu na noite desta segunda-feira (11). Um passo importante para concretização de um sonho da comunidade. Essa medida faz parte do compromisso da administração municipal em melhorar a infraestrutura de saúde na cidade. A UBS irá beneficiar a população local, proporcionando um acesso mais adequado aos serviços de saúde primária. Com isso, a população terá maior facilidade de realizar consultas médicas, receber medicamentos e ter acompanhamento regular de sua saúde.

“O programa 'Mossoró Realiza' chega agora com a construção de unidades básicas de saúde, a primeira dessa comunidade para atender toda essa região e transformar a realidade desse povo garantindo acesso à saúde de qualidade”, declarou o prefeito Allyson Bezerra.

Prefeito Allyson Bezerra assina ordem de serviço da UBS do Nova Mossoró.  Foto: Lucas Bulcão(SECOM/PMM)

A nova unidade contará com equipamentos modernos e uma equipe médica capacitada, proporcionando um atendimento ainda mais eficiente e completo. A Unidade Básica de Saúde desenvolverá uma atenção integral que impactará nos determinantes e condicionantes de saúde da coletividade. “Essa instituição promoverá os atendimentos básicos e gratuitos nas áreas de pediatria, ginecologia, clínica geral, enfermagem e odontologia, oferecendo consultas médicas, inalações, injeções, curativos, vacinas, coleta de exames laboratoriais, tratamento odontológico, fornecimento de medicação e encaminhamentos adequados para outras especialidades”, destacou Morgana Dantas titular da Secretaria Municipal de Saúde.

O setor administrativo é formado pela administração e recepção/registro (SAME), tendo ainda o setor de serviços de apoio constituído por uma sala de recepção e espera, copa, almoxarifado, três lavabos adaptados, dois banheiros também adaptados para pessoas com deficiência e abrigo externo de resíduos sólidos, atendendo resíduos contaminados, recicláveis e comuns.

“Um total de 301,38 m² de área construída, a Unidade Básica de Saúde será totalmente estruturada e equipada para oferecer um atendimento de melhor qualidade à população. Vale salientar também que a UBS será totalmente climatizada, inclusive as salas de recepção e espera”, pontuou Rodrigo Lima, secretário municipal de Infraestrutura.

Essa iniciativa é um passo importante para fortalecer a rede de saúde do município e garantir a prestação de serviços de saúde eficientes e adequados para todos os cidadãos de Mossoró.

A Prefeitura de Mossoró segue trabalhando incansavelmente para proporcionar uma saúde pública de qualidade e com acesso igualitário a todos os moradores da cidade. Além do investimento na construção de novas unidades, também são realizadas melhorias constantes nas unidades existentes, visando aprimorar os serviços oferecidos e garantir um atendimento cada vez mais humanizado e eficiente.

Foto: Lucas Bulcão (SECOM/PMM)

A UBS constitui-se dos seguintes ambientes: dois consultórios médicos, sendo um de triagem; um consultório ginecológico e um gabinete odontológico totalmente equipado. Além de sala de curativos, imunização, inalação coletiva, farmácia, atividades coletivas, procedimentos/coleta, esterilização, expurgo e depósito de material de limpeza (DML).

Com a construção dessa unidade, a população contará com atendimento de qualidade em um ambiente moderno e acolhedor, contribuindo para o bem-estar e a qualidade de vida de todos os cidadãos.

“É um presente que a gente está recebendo, porque realmente a gente precisava muito, e isso aí vai ficar na história porque ninguém nunca fez aqui. Faz seis anos que moro aqui e antes ninguém lembrou da gente, mas ele (prefeito) lembrou. Está dando o que mais precisamos, uma UBS, e eu agradeço muito”, disse a dona de casa Zoraide Maria.