sábado - 22/10/2022

Mossoró realiza multivacinação neste sábado em cinco unidades de saúde

Por: Edinaldo Moreno

Neste sábado (22) ocorreu em Mossoró mais um dia D de multivacinação, como foco na vacinação contra a poliomielite. Cinco Unidades Básicas de Saúde (UBSS) abriram para a imunização contra diversos agravos, em especial a pólio, Covid-19, Influenza, febre amarela, entre outros.

Pais e responsáveis aproveitaram o dia e levaram seus filhos. Kadimiel de Souza esteve nesta manhã na UBS Ildone Cavalcante para vacinar sua filha Rebeca Silva. A menina de 4 anos recebeu as duas gotinhas contra a poliomielite.

“Devido a correria da gente acabou passando, mas hoje viemos aqui na UBS do bairro Barrocas e aproveitamos para vacinar a nossa filha. Deixo como mensagem aos pais que tragam seus filhos para serem vacinados que é muito importante para a saúde deles”, disse o empresário acompanhado de sua esposa.

Quem também esteve na unidade localizada no bairro Barrocas foi a bancária Julicleia Pompilho. Ao lado do marido, ela foi vacinar a filha Débora Emanuela, de 1 ano e 1 mês, contra a pólio. “Aproveitamos o sábado e viemos vacinar nossa filha. Já estava bastante preocupada porque ela ainda não tinha se vacinado e hoje a trouxemos para tomar a gotinha”, disse.

O dia D também contemplou a aplicação de outras vacinas. O aposentado Roberto Moura, morador do bairro Bom Jardim, levou seus netos João Gabriel, de 4 anos, e Maria Gabriele, de 7 anos, para tomarem a vacina contra a febre amarela. O avô disse que os netos já estavam imunizados contra a pólio e os levou para a UBS para a atualização da caderneta de vacinação.

“Trouxemos eles hoje para tomarem a vacina contra a febre amarela. A caderneta de vacinação deles está toda em dia e não está faltando nenhuma vacina. É muito importante as crianças estarem imunizadas porque evita doenças no futuro”, disse orgulhoso Roberto Moura.

Dados repassados pelo coordenador do Programa Nacional de Imunização (PNI), Etevaldo Lima, mostram que Mossoró tem ainda 6.324 crianças na faixa etária de 1 ano a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias) para serem vacinadas. “Temos mais de 6 mil crianças nessa faixa etária que ainda precisam tomar as duas gotinhas para evitar a paralisia infantil. A única forma eficaz de evitar a doença é a vacinação. Faça sua parte e leve seus filhos a um posto de vacinação, disse o coordenador de imunização que informou ainda que na próxima segunda-feira (24) será comemorado o Dia Mundial de Combate a Poliomielite.

“A gente destaca que na próxima segunda-feira é o Dia Mundial de Combate a Poliomielite. Nós temos 47 Unidades Básicas de Saúde e os pontos extras de vacinação. Durante esta semana vamos intensificar na busca ativa dos agentes essas crianças que ainda não se vacinaram contra a pólio”, disse.

A campanha contra a poliomielite se encerra no dia 31 deste mês.

Tags:
Anterior Próximo