sábado - 22/10/2022

Ação do "Outubro Rosa" na UBS Durval Costa tem grande presença de mulheres

Por: Edinaldo Moreno

Em alusão à campanha "Outubro Rosa", a Unidade Básica de Saúde (UBS) Durval Costa, localizada no conjunto Walfredo Gurgel, realizou na manhã deste sábado (22) ação exclusiva voltada para as mulheres. A atividade teve uma grande participação da população feminina. Aproximadamente 40 mulheres participaram da ação que contou com diversos serviços.

Diretora da unidade, Emanuelle Cintia explicou que a UBS trabalha durante todo o ano esse processo, mas que ele é intensificado durante o mês de outubro justamente por conta da campanha. O diferencial deste ano foi que a ação está sendo realizada no final de semana

“A gente resolveu neste ano abrir a unidade no sábado por conta de diversas mulheres não poderem vir até aqui durante a semana, sobretudo, porque muitas delas trabalham. Estamos vendo que foi um sucesso. A quantidade de mulheres que a gente esperava nem era tão grande, mas estamos bastantes satisfeitos com o grande número de mulheres que estiveram na ação”, disse.

Uma dessas mulheres que estiveram na UBS Durval Costa e participou da ação foi a senhora Marluce Ferreira. A idosa, 61 anos, assistiu a palestra sobre o autoexame, realizou o preventivo e também avaliou sua situação nutricional.

“Como eu sou uma pessoa idosa estive aqui buscando informações. Todo ano eu faço o exame e estive aqui hoje também para fazê-lo. Tenho problema de pessoas na minha família de câncer de mama, de útero e tenho mais que procurar me cuidar. Foi muito importante para mim também fazer a avaliação nutricional porque muitas coisas que eu não estava sabendo agora fiquei sabendo e vou procurar fazer melhor para mim porque realmente estou precisando”, disse.

“Temos essa balança que faz o exame de bipendância. É um exame que a gente realiza com o paciente. Essa balança vai passar uma carga elétrica no corpo do paciente. Ele não sente nada. No final o resultado vai me dizer se o paciente está com percentual de gordura alta, se está com percentual de massa magra, se o metabolismo está acelerado ou não. Então, ele me diz se o paciente é sedentário”, falou o nutricionista Edilson Lima.

A mastologista Karoline Diógenes destacou a importância do autoexame e trazer para as mulheres a realização do rastreamento. Ela comentou que entre 2019 e 2022 o número de mamografias reduziu em 15%. A queda é devido a pandemia da Covid-19. A redução preocupa os especialistas.

“A intenção da nossa palestra hoje foi conscientizar essas mulheres sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama. A gente tem um dado atual que de 2019 a 2022 houve uma queda de 15% na realização de mamografias e rastreamento por causa da pandemia Covid-19. Com isso estamos esperando muitos casos de câncer de mama em estágios avançados”, concluiu.

Tags:
Anterior Próximo