quarta-feira - 19/04/2023

Mossoró mobiliza população no “Dia do Movimento Saudável”

Por: Thiago Braga

Nesta quarta-feira (19), a Prefeitura de Mossoró promove o “Dia do Movimento Saudável”. Na mobilização, a população é convidada a participar de uma série de ações voltadas às boas práticas de saúde e bem-estar, buscando gerar mais qualidade de vida a partir das orientações e atividades físicas ofertadas.

O lançamento do evento aconteceu no Centro Administrativo da Cidadania Prefeito Alcides Belo. Na ocasião, as atividades foram desenvolvidas com usuários dos serviços e servidores da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Secretaria Municipal de Educação (SME), Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (SEMASC).

Vivaldo Dantas, profissional de Educação Física.

“Um dia para estimular à população a prática regular de exercícios físicos. Além disso, incentivando a população a se alimentar melhor com mais qualidade, mostrando os riscos do consumo de alimentos ultraprocessados. Um dia de muitas ações em Mossoró em praças, equipamentos públicos do município, academias, num evento muito grande que pretendemos expandir nas próximas edições”, explicou Vivaldo Dantas, profissional de Educação Física.

No município, “Dia do Movimento Saudável” tem ações programadas até as 19h. São atividades para promoção da saúde, educação alimentar e nutricional. Além disso, a mobilização visa à prática regular de exercícios físicos que estimulem a população ao cuidado com a sua saúde.

Um dia para a gente levar movimento, acabando com o sedentarismo e também fornece orientações nutricionais. Um dia importante para a nossa cidade, fazendo a prevenção das doenças e promover mais saúde”, frisou Morgana Dantas, secretária municipal de Saúde.

Na programação ainda há debate e avaliação de práticas nutricionais e a importância das políticas públicas realistas e preventivas relacionadas à alimentação. São ações para o combate ao sedentarismo, contribuindo para a redução das doenças crônicas não transmissíveis e obesidade na população.

“Nós queremos promover na nossa cidade um movimento com a participação da população nos mais variados espaços, como as praças públicas e avenidas que ficam fechadas para práticas de atividades físicas. A atividade física representa prevenção à obesidade que é fator de causa de várias outras doenças, como diabetes e hipertensão”, explicou Nayara Silveira, coordenadora de Políticas de Doenças Crônicas Não Transmissíveis do município.

A Secretaria Municipal de Esporte e Juventude (SEMEJ) também é parceira da iniciativa. O evento é desenvolvido com atividades em alusão ao Dia da Saúde e Nutrição (31/3); Dia Mundial da Atividade Física e Dia Nacional pela Promoção da Saúde e Qualidade de Vida (6/4); Dia Mundial da Saúde (7/4).