terça-feira - 12/12/2023

“Mossoró Mobilidade 2.0” apresenta projeto para redução de acidentes no trânsito

A Prefeitura de Mossoró lançou na tarde desta segunda-feira (11), no auditório Jornalista Dorian Jorge Freire, na Estação das Artes Elizeu Ventania, a consulta pública “Mossoró Mobilidade 2.0”. Na oportunidade, o Município apresentou à sociedade um projeto importante para redução de acidentes na avenida João da Escóssia, uma das principais vias da cidade.

O projeto desenvolvido pela Secretaria Municipal de Segurança Pública, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Trânsito (SESDEM) visa reduzir significativamente o número de acidentes de trânsito na avenida, com o intuito de promover um ambiente mais seguro para motoristas, ciclistas e pedestres.

A proposta apresentada no “Mossoró Mobilidade 2.0” pela Prefeitura considera o número de veículos que transitam na avenida João da Escóssia e o índice elevado de acidentes. Segundo o estudo, uma das alternativas seria a implementação do sentido único, na qual será fundamental para reduzir os pontos de conflito no tráfego, minimizando a probabilidade de colisões e acidentes.

Com o projeto apresentado à sociedade, o Município abriu uma consulta pública por 30 dias, para avaliar a opinião dos mossoroenses. As sugestões poderão ser enviadas por meio da plataforma “Mossoró Mobilidade 2.0”. https://mossoromobilidade.mossoro.rn.gov.br/. Para participar, o cidadão deve acessar a página “Nos diga sua opinião”, inserir nome, contato e bairro, além de preencher o campo da sugestão.

“Este projeto não apenas representa um avanço na segurança viária, mas também destaca a importância da intervenção para um ambiente urbano mais seguro e responsável para todos. O prefeito autorizou que a gente fizesse um plano para melhorar o trânsito da cidade, inclusive com a participação popular. Portanto, apresentamos o projeto e escutaremos a população, para as pessoas poderem opinar sobre a proposta. A ideia é construir o projeto com a comunidade, com a participação popular”, declarou coronel Walmary Costa, titular da Sesdem.

O prefeito Allyson Bezerra enfatiza a importância da participação da população mossoroense, na sugestão sobre os projetos de mobilidade na cidade. “Queremos lançar mais uma vez, como fizemos em 2021, a oportunidade de ouvir as pessoas, saber o que elas querem que façamos, seja a ampliação de estacionamento ou mesmo a abertura de uma nova avenida”, pontuou.

O gestor completa: “Lançamos hoje uma plataforma de mobilidade para ouvir a população. A grande obra que temos planejado é da avenida João da Escóssia, uma avenida importante que liga o centro de Mossoró, passando pelo bairro Nova Betânia, por locais bem comerciais e vai até o shopping da cidade, universidades e condomínios”, concluiu o prefeito.