segunda-feira - 19/02/2024
Mossoró inicia campanha de vacinação contra a dengue
Por: Thiago Braga
A Prefeitura de Mossoró iniciou na manhã desta segunda-feira (19) a campanha de vacinação contra a dengue no município. Na fase inicial, estão sendo vacinadas crianças de 10 e 11 anos, conforme critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde.
Mossoró é um dos 19 municípios do Rio Grande do Norte que participam desta etapa inicial da campanha nacional de imunização contra a dengue. São dez Unidades Básicas de Saúde, polos de referência, funcionando de segunda a sexta-feira, ofertando a vacina às crianças.
Na região do bairro Aeroporto, no Ouro Negro, na UBS Chico Porto, a movimentação foi intensa nas primeiras horas de início do processo no município. “É de extrema necessidade a vacinação de nossas crianças contra a dengue. Somos um município endêmico para a doença. Então, a orientação é levar a sua criança de 10 a 11 anos durante toda essa semana em uma das UBSs para ser vacinada. Já aplicamos a primeira dose da vacina hoje em uma criança mossoroense e acredito ser a primeira criança do estado do Rio Grande do Norte a ser vacinada”, destacou Morgana Dantas, secretária municipal de Saúde.
Beatriz de Morais aproveitou a abertura da campanha de vacinação no município para proteger o seu filho contra a doença. “O coração fica tranquilo enquanto mãe por ter a disponibilidade dessa vacina para proteção dos nossos filhos. Isso é de extrema importância”, disse.
O pequeno Luís Guilherme, 10 anos, foi a primeira criança vacinada contra a dengue em Mossoró. “É muito importante uma vacina da dengue para ficar protegido. É importante também não deixar a água parada para você ficar protegido da dengue”, contou.
Conforme o Ministério da Saúde, a vacina é aplicada em duas doses, com intervalo de 3 meses entre a primeira e a segunda. É importante destacar que além das 10 unidades polos já em funcionamento, a Prefeitura de Mossoró também ofertará vacinação para a população da zona rural, mediante as demandas apresentadas pelas equipes de saúde das comunidades.
“As unidades da zona rural fazem o levantamento prévio das crianças na faixa etária de 10 a 11 anos. Mediante esse quantitativo, o município disponibiliza essas doses para serem aplicadas na zona rural. É importante que os pais ou responsáveis levem as crianças para serem vacinadas o quanto antes. São necessárias duas doses para garantir a resposta imune. Ao tomar uma dose, a criança tem um intervalo de três meses para receber a segunda dose”, explicou Etevaldo de Lima, coordenador de Imunizações do município.
Os pais e responsáveis pelas crianças devem ficar atentos às recomendações das autoridades de saúde quanto à vacinação, como, por exemplo, apresentar documento que comprove residência no município de Mossoró.
O funcionamento das unidades acontece de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h.
Pontos de vacinação:
Centro Clínico Edgard Burlamaqui (Centro);
UBS Dr. Chico Costa (Santo Antônio);
UBS Dr. Lucas Benjamim (Abolição III);
UBS Dr. Cid Salém (Abolição IV);
UBS Chico Porto (Ouro Negro);
UBS Raimundo Renê (Boa Vista);
UBS Dr. José Leão (Alto da Conceição);
UBS Maria Soares da Costa (Alto de São Manoel);
UBS Vereador Layhre Rosado (Alto de Sumaré);
UBS Dr. Epitácio da Costa Carvalho (Pintos).