quinta-feira - 09/09/2021

“Mossoró Iluminada” leva tecnologia das luminárias de LED para ruas do Abolição IV

Por: Thiago Braga

Ruas e avenidas de município seguem recebendo tecnologia das lâmpadas de LED por meio do “Mossoró Iluminada”. O programa da Prefeitura que visa modernizar e ampliar o sistema de iluminação pública cumpre cronograma de serviços em diversos bairros da cidade. Nesta quinta-feira, 9, equipes da Secretaria de Infraestrutura, Meio Ambiente, Urbanismo e Serviços Urbanismo (SEIMURB) realizaram substituições de lâmpadas convencionais por luminárias de LED no conjunto Abolição IV.

Na manhã de hoje, os serviços foram realizados na Rua Estirão do Equador. Os moradores acompanharam de perto o trabalho das equipes substituindo lâmpadas de vapor de sódio por LED. Uma antiga reivindicação da população que foi atendida pelo Executivo municipal para garantir uma série de benefícios.

Dentre os benefícios das lâmpadas de LED estão: alta eficiência luminosa, proporcionando aumento da segurança; alta eficiência energética, reduzindo em até 70% os custos com energia elétrica; longa vida útil das luminárias, reduzindo trocas; redução dos custos com manutenção.

“Nós vamos transformar a cidade de Mossoró deixando 100% iluminada com lâmpadas de LED. Contamos com bairros e comunidades rurais que já estão completamente iluminados com LED. Realizamos um planejamento para os próximos anos com metas estabelecidas até 2023”, destacou Rodrigo Lima, secretário municipal de Infraestrutura.

A meta do Município é até o final deste ano substituir 10 mil lâmpadas de vapor de sódio por luminárias de LED. Em 2022, o planejamento é a substituição de 12 mil lâmpadas. Em 2023, a pretensão é substituir 15 mil luminárias para que o município esteja 100% iluminado com a tecnologia de LED.

“A gente esperava com ansiedade há muito tempo por essa novidade e não via a hora de chegar aqui. Agora que chegou vai ficar melhor para todos, pois essa luz é mais clara”, comentou a moradora Ana Lediana.

Além da modernização da rede, o programa Mossoró Iluminada prevê a ampliação do sistema levando iluminação pública para as localidades que ainda não contam com os serviços públicos.

Os trabalhos da Secretaria de Infraestrutura são realizados de modo a contemplar todos os bairros e comunidades de Mossoró. De segunda a sexta-feira, as equipes percorrem ruas e avenidas da zona urbana. Nos finais de semana, os trabalhadores se concentram na zona rural do município.