sexta-feira - 29/04/2022

“Mossoró Educa+” intensifica recomposição das aprendizagens de alunos do Ensino Fundamental

Por: Maricelio Almeida

Integrando as estratégias propostas no Programa de Recomposição das Aprendizagens (PRA) da Rede Municipal de Ensino de Mossoró, o projeto “Mossoró Educa+” tem contemplado alunos do 9º do Ensino Fundamental, com destaque para atividades envolvendo as disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, preparando esse discentes para avaliações internas e externas. Na Escola Municipal Alcides Manoel, por exemplo, já foram realizados três encontros do PRA, com o próximo agendado para o dia 7 de maio.

“O PRA tem sido de fundamental importância para a nossa instituição. Fizemos um diagnóstico para identificar a necessidade maior dos nossos alunos, e vimos que o projeto “Mossoró Educa+” seria o mais viável nesse primeiro momento. Nós estamos focando nesses primeiros encontros a prova do IFRN, trabalhando, na Língua Portuguesa, a interpretação do texto, questões gramaticais, questões de produção de texto, fazendo com que esses alunos fortaleçam o conhecimento para que eles possam enfrentar essa prova de forma benéfica. É um caminho longo, mas será exitoso”, destacou a professora Sussana Silva.

De acordo com a docente, a aceitação dos alunos tem sido expressiva. “Sabemos que há um déficit, por conta dos anos pandêmicos, e nós estamos trazendo o PRA para tentar recuperar isso, observando sempre os alunos que sentem mais dificuldade com o conhecimento ligado à Língua Portuguesa, para que eles reajam. A participação dos alunos tem sido excelente. Temos uma taxa de adesão de 95% das turmas”, afirmou Sussana, explicando ainda que, nesse momento, o PRA vem sendo aplicado em duas turmas da escola: 9º ano A e B.

A estudante Maria Clara ressalta a importância do Programa de Recomposição das Aprendizagens. “Temos aprendido muito e reposto muita coisa que perdemos nos anos anteriores, principalmente para nos preparar para o ingresso em outras instituições, para exames futuros. Temos aprendido sobre interpretação de texto, como compor texto, classes gramaticais, e tudo isso é muito necessário para as futuras provas. Tem sido muito proveitoso. Tudo que a gente perdeu durante a pandemia está sendo recuperado agora com ajuda do PRA”, disse.

O aluno Felipe Guimel também comemora a execução do PRA. “Está sendo muito importante esse momento de estudo, principalmente porque a professora está se empenhando para nos ensinar. Estamos aprendendo coisas que irão ser cobradas na prova do IF, por exemplo. Estamos com muita vontade de aprender, cada vez mais, para que nós possamos ser aprovados no IF. Eu acho bem importante, porque a gente está recuperando o conhecimento”, enfatizou.

A diretora da Escola Alcides Manoel, Marleusa Duarte, afirma que o Programa traz um ganho imensurável para a unidade. “É um ganho não só para a Escola Alcides Manoel, mas para toda a Rede Municipal de Ensino. Os nossos alunos têm aproveitado ao máximo. Os professores trabalham exatamente no déficit apresentado pelo aluno. Nós, como escola, estamos fazendo a nossa parte, a Prefeitura está fazendo a sua parte, e o programa veio realmente para trazer muitos benefícios”, complementou.

OBJETIVOS

Conforme preconiza o PRA, o projeto “Mossoró Educa+” oportuniza aos educandos o uso do conhecimento sobre a Língua Portuguesa e Matemática aplicado às situações comunicativas reais, desenvolvendo cada vez mais as competências em produção textual, leitura e interpretação dos mais variados gêneros textuais, análise linguística, raciocínio lógico, resolução de problemas, leitura e interpretação de dados estatísticos (em tabelas e gráficos), expressões geométricas, entre outros.

A secretária municipal de Educação, Hubeônia Alencar, reforça a importância do PRA. “O PRA já é uma realidade e começou a ser colocado em prática, de forma efetiva. O Programa de Recomposição das Aprendizagens é fundamental para atuarmos na (re)construção dos conhecimentos neste momento de retorno às aulas presenciais na Rede. O objetivo do PRA é recompor as aprendizagens em sentido amplo, envolvendo os aspectos cognitivo, social e psicomotor das/dos crianças/alunos. É uma ação importante e fundamental neste momento”, disse.

O programa tem como base as avaliações diagnósticas unificadas realizadas no final de 2021, bem como os relatórios individuais das crianças da Educação Infantil e o diagnóstico inicial dos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental. Foram essas avaliações que proporcionaram a identificação, por ano escolar e componentes curriculares, das dificuldades apresentadas pelas crianças/alunos quanto às competências e habilidades mínimas essenciais ao percurso escolar.

O PRA está sendo desenvolvido em atividades realizadas nos dias letivos, somando-se ainda 80 horas-aula anuais extras, que deverão ser executadas aos sábados, não contabilizadas na carga horária letiva. O PRA terá sua metodologia aplicada ao longo de um ano, por meio de projetos como “Conviver na Educação Infantil”, “Letramento e Alfabetização”, “Oficina de Produção de Texto”, “Letramento Matemático”, “Iniciação Científica”, “Núcleo de Estudos Interdisciplinares”, além do “Mossoró Educa+”.