quarta-feira - 08/03/2023

Mossoró conquista selo Excelência em Compras Públicas 2022

Por: Edinaldo Moreno

O Portal de Compras Públicas (PCP) concedeu o selo Excelência em Compras Públicas 2022 à Prefeitura Municipal de Mossoró (PMM) pelo comprometimento com a eficiência, eficácia, transparência e modernização das licitações e contratos administrativos.

Esse reconhecimento do Portal é simbólico. Ele representa os esforços em conjunto dos setores de compras públicas para atingir a maior eficiência e seguir as boas práticas. O prêmio é de muita relevância para o Município, tendo em vista que o PCP é um dos maiores portais de contratações e licitações eletrônicas do Brasil, destaca a diretora-executiva de Licitações e Contratos da Secretaria Municipal de Administração (Semad), Luana Lorena.

“O reconhecimento da eficiência que foi aplicada nos processos licitatórios aqui do Município nos deixa realmente muito felizes”, disse Luana. Ela ressalta que o trabalho desenvolvido pela gestão em todo esse processo gerou economia.

“A gente identificou um ganho também na economia gerada de forma que possibilita à Prefeitura reinvestir esses recursos que são economizados em diversas outras áreas. É realmente muito importante para a gente esse reconhecimento do nosso trabalho realizado”.

Luana Lorena frisa ainda que atualmente todas as compras e contratações de bens e materiais comuns são realizadas na forma eletrônica. “Esse processo propicia muita transparência e possibilitou essa economia diante do aumento da competitividade que foi gerada nos processos licitatórios. Qualquer pessoa pode acessar e visualizar essa seção pública de qualquer computador em sua residência, em seu local de trabalho”, explicou.

Por fim, a diretora ressalta que o prêmio é de muita relevância. “Esse selo reconhece o esforço da gestão de transformar aquela licitação arcaica, que se realizava dentro de salas, com meia dúzia de competidores, e ampliar o universo de competidores de forma que mostra que o Município tem procurado avançar, e esse reconhecimento da eficiência através do portal traz muita satisfação para todos nós que fazemos a gestão municipal”, disse.

O atual sistema propicia ao Município ter fornecedores de todo o Brasil como, por exemplo, dos estados do Paraná, São Paulo, Bahia, entre outros.