segunda-feira - 30/06/2025

"Mossoró Cidade Junina" 2025 tem aprovação de quase 100% e marcos históricos

Polos e ampliações aprovados, presença histórica de público e segurança como destaque fazem do MCJ 2025 o maior da história.

Por: Larissa Maciel

SECOM/PMM SECOM/PMM

A edição do "Mossoró Cidade Junina" se encerrou, mas os dados gerados pelo notório crescimento anual do evento reforçam o potencial do São João mais cultural do país. Em 2025, o MCJ contou com ampliação dos polos Estação das Artes, Arraiá do Povo Poeta Zé Lima, Arena Deodete Dias e a novidade “Raiá do Dia” nos mercados públicos, ampliando o leque de variedade de apresentações para todos os tipos de público.

"Pingo da Mei Dia" 

O tradicional “Pingo da Mei Dia”, o maior bloco junino do Brasil, abriu oficialmente os festejos no dia 7 de junho, com lotação histórica no Corredor Cultural. Cerca de 250 mil pessoas fizeram a folia junina ao som de atrações nacionais como Xandy Avião, Léo Santana, Felipe Amorim, Dan Ventura e o esperado retorno da Banda Grafith após mais de uma década.

A segurança novamente foi destaque no evento, sem ocorrências registradas, garantindo aprovação do público. Estudos revelam que 99% dos entrevistados disseram que estão propensos a retornar à cidade para a edição de 2026.

Arraiá do Povo Poeta Zé Lima 

Mais um polo aclamado pelo público e já alicerçado na programação do evento, o Polo Arraiá do Povo ganhou o nome do Poeta Zé Lima como uma homenagem ao artista e seu legado para a música e à cultura nordestina. Com o espaço ampliado e as atrações que embalaram o público sempre aos sábados e domingos, o polo alcançou marco histórico ao reunir mais de 23 mil pessoas no domingo (15). Em cinco dias, 95.095 pessoas passaram pelo polo. 

Foto: Wilson Moreno - SECOM/PMM

Arena Deodete Dias 

O ano de 2025 também foi marcado pelo maior investimento nas quadrilhas municipais. Foram investidos 160 mil reais distribuídos em dois editais: um pela Lei de Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura e outro com recursos próprios da Prefeitura.

O polo também registrou noites de lotação com a última noite de apresentações e competições sendo a data de maior pico.

Estação das Artes Elizeu Ventania

Polo dos grandes shows nacionais, a Estação das Artes vivenciou a maior novidade do ano: a ampliação em capacidade de público com o novo posicionamento do palco e camarotes, garantindo mais espaço para o povo. A mudança foi aprovada pelos mossoroenses: quase 90% do público aprovou a ampliação da Estação e a proximidade garantida por mais espaço em frente ao palco. Noites de apresentações como Wesley Safadão, Natanzinho Lima e Menos É Mais garantiram a lotação máxima.

Lucas Bulcão - SECOM/PMM

"Raiá do Dia"

Os mercados públicos do Alto da Conceição, Mercado Central, Bom Jardim e Cobal foram palco de muita animação com a primeira edição do “Raiá do Dia”, dentro da programação do "Mossoró Cidade Junina". As atividades começavam às 6h30 e seguiam até as 9h, com música, culinária típica e um clima festivo que atraiu moradores e visitantes.

Os comerciantes também comemoraram o aumento nas vendas. Pratos tradicionais como panelada, buchada, fava e feijoada estão entre os mais procurados, e vêm ganhando ainda mais destaque durante os dias de festa.

"Chuva de Bala no País de Mossoró"

O espetáculo estrelado por 70 atores e atrizes é realizado no adro da Capela de São Vicente, ao lado do Palácio da Resistência, atualmente a sede do governo municipal e onde residia o prefeito Rodolfo Fernandes à época da invasão. A edição 2025 teve início no último dia 11. Ao todo, o "Chuva de Bala" teve 14 apresentações. 

A última noite do espetáculo, em 27 de junho, reuniu presença maciça de mossoroenses e turistas. O Polo contou com público de 55.130 pessoas em 14 dias de apresentações.O espetáculo atraiu caravanas de cidades como Fortaleza-CE e Recife-PE.

Foto: Wilson Moreno - SECOM/PMM

Polos Antônio Francisco e São João 

Da tradição do cordel e do forró para a tradição religiosa. Os polos Poeta Antônio Francisco e São João também alcançaram lotação este ano. No espaço que homenageia o maior poeta do município e um dos maiores do Brasil, artistas como Mução, Titela e Zé Lezin garantiram máxima presença do público. Já no Polo São João, Rosa de Saron e William Sanfona reuniram famílias e fiéis nos festejos católicos.

Foto: Wilson Moreno - SECOM/PMM

Cidadela 

Espaço aconchegante que resgata tradição e cultura nordestina, este ano, o Polo Cidadela também apresentou novidades. O polo contou com quiosques e um pavilhão para artesãos, fomentando o comércio local. A valorização dos detalhes cenográficos evidenciaram elementos arquitetônicos locais, promovendo uma nova ambientação visual. Outra novidade foram as cenografias soltas. Os três acessos ao Cidadela ganham pórticos de entrada maiores e com a estética renovada, tornando a chegada ao espaço ainda mais impactante e convidativa.

Inclusão 

O "Mossoró Cidade Junina" também tem sido pioneiro quando o assunto é a atenção total a inclusão nos espaços de festa. Neste ano, a grande novidade foi a transformação do “Front da Inclusão” em um camarote desenvolvido para ampliar a acessibilidade e a recepção calorosa às Pessoas com Deficiência (PCDs). No camarote, também houve ampliação no número de vagas: cerca de 100 PCDs podiam aproveitar as atrações com visão privilegiada.

Todos os polos do evento contaram com equipe técnica para pronta recepção às Pessoas com Deficiência.

"Boca da Noite"

O “Boca da Noite” reuniu uma verdadeira multidão no Corredor Cultural na noite deste sábado (28). Tendo como principal atração o baiano Bell Marques, o público estimado em toda área do evento foi de 129.476 pessoas. 

Anterior Próximo