terça-feira - 06/12/2022

“Mossoró Cidade Educação”: Prefeitura realiza entrega de novos equipamentos à Escola São Romão

Por: Maricelio Almeida

A Escola Municipal São Romão, localizada na zona rural, recebeu na tarde desta terça-feira (6) novos equipamentos frutos do investimento da Prefeitura por meio do programa “Mossoró Cidade Educação”. Foram entregues mais de 150 itens, entre geladeira, fogão, bebedouro, freezer, conjuntos de mesas e carteiras para sala de aula e para professores, armários, estantes e lousas.

A comunidade celebrou a chegada dos equipamentos. “É muito gratificante. O colégio estava precisando mesmo de tudo novinho, é uma maravilha, estou agradecida. Vai mudar muita coisa para os meus filhos, meu neto e para todos os alunos aqui da escola”, disse Verônica Alves, mãe dos estudantes Ítalo Yan e Luís David e ainda avó do aluno Wanderson Alves.

“Para mim é uma satisfação estar vendo a escola que meu filho estuda recebendo os benefícios, não só para ele, mas para todos os alunos. Creio que todos os pais estão felizes. Meu filho está aqui desde o 1º ano, agora já está no 5º ano, e é uma satisfação grande a gestão trazer carteiras novas, tudo novo. Eu também estudei em escola da zona rural e agora meu filho está estudando, com conforto”, comentou Magna Wigna, mãe de Abner Davi.

Os estudantes também comemoraram a entrega dos novos equipamentos. “É muito bom, pois a gente vai se concentrar mais. O quadro estava riscado, as carteiras estragadas. Era bem ruim, bem ruim mesmo. Os alunos até disputavam uma mesa melhor, uma cadeira melhor, agora tem para todo mundo”, pontuou Camily Vitória, de 9 anos.

"Estou achando legal. É a primeira vez que chega coisa nova aqui na escola. A gente vai ter muito cuidado com as coisas e atenção também. Fiquei feliz. Antes estava tudo meio quebrado. Agora ficou melhor”, complementou Vitória Ketllen, de 10 anos.

Professora da Escola Municipal São Romão e também mãe e avó de alunos, Maria José ressaltou que, em décadas de profissão, é a primeira vez que presencia um investimento dessa natureza. “Nunca tivemos uma riqueza dessas, nunca vi durante os 33 anos aqui uma riqueza dessas. Essa foi para ficar na história. Amei. Enquanto tiver estudos para os meus netos aqui, eles não irão sair para outro lugar, porque aqui é uma escola de qualidade, bons funcionários, a equipe é muito boa, somos todos unidos, e cada vez mais melhorar mais”, disse.

Para Maria Geiza, a professora e hoje diretora da escola, o sentimento também é de gratidão. “É difícil mensurar em palavras o que estamos sentindo nesse momento. É histórico uma escola de zona rural receber todos esses equipamentos, já que antigamente a gente só recebia o que vinha de outras escolas. Esse momento é muito marcante para a escola, para os funcionários, em especial para a comunidade, para os alunos, que ficaram muito emocionados quando chegaram hoje e viram o benefício”, afirmou, relembrou ainda que a comunidade foi uma das contempladas com novas rotas de transporte escolar criadas pela atual gestão municipal, beneficiando diretamente os alunos.

Secretária Hubeônia Alencar

A secretária municipal de Educação, Hubeônia Alencar, destaca os benefícios das entregas para a comunidade escolar. “Estamos começando uma nova etapa do ‘Mossoró Cidade Educação’, que é fazendo a entrega naquelas unidades que ainda não passaram por reforma, mas que a urgência dos equipamentos se faz presente e é necessária. Estamos aqui hoje com mais de 150 equipamentos, da carteira ao fogão, geladeira, tudo novo. Isso vai proporcionar conforto para as crianças, para os alunos, professores e toda a equipe. É um investimento alto que se faz no presente, visando sobretudo o futuro. Isso é ‘Mossoró Cidade Educação’”.

As entregas na Escola São Romão foram acompanhadas pelo prefeito Allyson Bezerra, que também ressaltou a importância do “Mossoró Cidade Educação”. “É o maior investimento em educação pública na história do nosso município, um investimento que chega à zona urbana, que chega à zona rural, como é o caso aqui da comunidade de São Romão, Pau Branco, Poço 10, e demais comunidades vizinhas que estão recebendo importantes equipamentos para a escola, que agora passa a oferecer uma educação com todas as carteiras, com os quadros, birôs, geladeira, com todos os equipamentos novos, um benefício direto para os profissionais que aqui trabalham, para as crianças, para as comunidades”, relatou.

Sobre o “Mossoró Cidade Educação”

Todas as unidades da Rede Municipal de Ensino serão contempladas com ações do “Mossoró Cidade Educação”, que beneficiarão mais de 22 mil alunos, a partir de investimentos como a instalação de mais de 2,2 mil centrais de ar; aquisição de mais de 6 mil equipamentos de informática; mais de 10 mil carteiras novas para todas as unidades de ensino; e mais de 14 mil equipamentos (birôs, armários, lousas, fogões, bebedouros, geladeiras, máquinas de lavar, freezers, aparelhos de TV e muitos mais).

Com o programa, também serão criados Centros de Referência em Educação Integral, sendo o primeiro instalado em 2023, na UEI Elineide Carvalho Cunha (Planalto 13 de Maio), e o Centro Municipal de Tecnologia e Inovação, além de polos para o ensino de cursos de idiomas para alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Haverá ainda a distribuição de mais de 66 mil unidades do novo fardamento e kits escolares em 2023, realização de concurso público, bem como a continuidade do trabalho de manutenção, reforma ou construção de escolas e UEIs.