domingo - 02/04/2023

Mossoró celebra o Dia Mundial de Conscientização do Autismo

Por: Thiago Braga

Neste domingo (2), a Prefeitura de Mossoró, a Associação de Pais e Amigos dos Autistas e TDAH de Mossoró e Região (AMOR), instituições e sociedade celebraram o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Uma caminhada na ação alusiva à data foi realizada na avenida Rio Branco, no Corredor Cultural.

A data foi instituída no ano 2007 pela Organização das Nações Unidas (ONU) para marcar a difusão de informações à população, visando reduzir a discriminação e o preconceito contra as pessoas que apresentam Transtorno do Espectro Autista (TEA).

A programação mobilizou diversas secretarias municipais que trabalham em conjunto nas políticas públicas referentes à temática da inclusão. "É um dia muito importante para a gente despertar a consciência da população para o compromisso social e institucional do poder público com a causa do autismo. Nós sabemos que as crianças e jovens autistas, historicamente, não são visibilizados por conta do preconceito. Diante disso, a Prefeitura de Mossoró vêm com medidas efetivas na saúde, educação, assistência social, cultura, reforçando nosso compromisso em acolher todas as famílias nas mais diversas ações", destacou Erison Natécio, secretário municipal de Assistência Social e Cidadania.

O Teatro Municipal Dix-huit Rosado foi o ponto de concentração da ação que mobilizou um grande público. “É com muita gratidão que estou aqui participando como mãe atípica. Eu, associada da AMOR, abraço essa causa, pois é muito importante mostrar para a sociedade, dando visibilidade ao tema com informação para acabar com o preconceito”, contou Talita Garcia, mãe de criança com autismo.

O prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra, esteve presente na ação e participou da caminhada. "Um dia importantíssimo para compartilhar com todas as famílias o combate ao preconceito e reafirmar o respeito de inserir as crianças na sociedade com ações voltadas à saúde, educação, esporte, cultura e lazer. Desde que assumimos a gestão o nosso papel é de aproximação com os pais e associações para dialogar acerca das necessidades das crianças, ofertando melhores condições na saúde e educação pública, por exemplo. Hoje, estamos num movimento chamando atenção da sociedade e ainda ao longo deste mês teremos outras atividades das nossas secretarias envolvidas na área," destacou o gestor.

"Um dia muito importante para a gente que trabalha para acabar com o preconceito. Estamos aqui numa caminhada para levar o conhecimento sobre o autismo para toda a população de Mossoró", evidenciou Morgana Dantas, secretária municipal de Saúde.

Maria Isabelly foi uma das dezenas de mãe de crianças presentes no evento. “O dia de hoje é extremamente importante. Essa ação vem para mostrar que o autismo está em todos os lugares, mesmo que a gente não perceba. É relevante para que todos entendam que devemos incluir e não excluir. Que essas atividades aconteçam cada vez mais”, disse.

A ação alusiva ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo foi realizada em conjunto com a programação do projeto "Viva Rio Branco" que retomou as atividades neste domingo. “É um momento ímpar para a Prefeitura de Mossoró e para toda a população a ação na volta das atividades do nosso projeto, mais encorpado com essa inciativa. Um mês muito representativo, trazendo a conscientização quanto ao autismo. Nós queremos trazer os nossos serviços que a população já conhece e as informações sobre o autismo para que todos abracem a causa”, declarou Larissa Maciel, secretária municipal de Esporte e Juventude.