quinta-feira - 22/01/2026

Mossoró amplia oferta do implante contraceptivo de longa duração

Por: Thiago Braga

A Prefeitura de Mossoró avança na oferta do implante subdérmico contraceptivo liberador de etonogestrel. Mais conhecido como implanon, o novo método é disponibilizado via Sistema Único de Saúde (SUS) na rede municipal.

No mutirão realizado nesta quinta-feira (22), na UBS Dr. Ildone Cavalcante, cerca de 30 mulheres foram beneficiadas com o implante subdérmico contraceptivo. "Para mim é muito importante, ajuda no planejamento familiar com responsabilidade. A experiência foi incrível, pois já fazia mais de um ano que estava querendo colocar", disse Maria Eduarda, técnica de enfermagem. 

Acrescentando: "Fui muito bem atendida pelas profissionais da rede, a médica, a enfermeira, as meninas me deram apoio. Estava um pouco nervosa, mas deu tudo certo. Recebi todo acompanhamento necessário".

Em um mês desde sua implantação na rede, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) avançou na oferta do serviço às mulheres. Atualmente, aproximadamente dez Unidades Básicas de Saúde (UBSs) já contam com a novidade.

"O mutirão visa dar mais celeridade e agilidade, avançando na oferta do serviço para as mulheres. Tem muitas pessoas que estão interessadas por ser um método muito eficaz e de longa duração. Estamos fazendo isso com muita responsabilidade, com muita tranquilidade, mas, ao mesmo tempo, preocupadas com essa procura e traçando estratégias para seguirmos ampliando e avançando contemplando às mulheres que desejam", frisou Diana Fernandes, assistente social e coordenadora de Saúde da Mulher.

O novo método é considerado vantajoso em relação aos já existentes por sua longa duração — age no organismo por até três anos — e alta eficácia. A medida busca prevenir gestações não planejadas.

"O Implanon é um método considerado muito seguro. Ele vai estar liberando o hormônio, é de longa duração, de três anos, e estão discutindo ainda de virar validade até de cinco anos. O fluxo aqui na nossa UBS está bem alto, resolvemos promover o mutirão. Estamos com a equipe toda empenhada, promovendo capacitação de mais médicos para aumentar a oferta do serviço", pontuou Hélika Rafaelle, médica.

Além de prevenir a gravidez não planejada, o acesso ao contraceptivo colabora para a redução da mortalidade materna, em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). O compromisso do Ministério da Saúde é de reduzir em 25% a mortalidade materna geral e em 50%, entre mulheres negras até o ano de 2027.

SOBRE O MÉTODO - Conforme o Ministério da Saúde, o implante subdérmico é um método contraceptivo de longa duração e alta eficácia, considerado vantajoso em relação a outras opções. Ele atua no organismo por até três anos, sem necessidade de intervenções durante esse período. Passado esse período, o implante deve ser retirado e, se houver interesse, um novo pode ser inserido imediatamente pelo próprio SUS. A fertilidade retorna rapidamente após a remoção.

Tags:
Anterior Próximo