sexta-feira - 04/02/2022

Moradores do Forno Velho destacam benefícios da instalação das lâmpadas de LED

Por: Thiago Braga

Na cidade e no campo, a Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria de Infraestrutura, Meio Ambiente, Urbanismo e Serviços Urbanos (SEIMURB) , avança modernizando a rede de iluminação pública com substituições de lâmpadas de vapor de sódio por luminárias LED. O programa "Mossoró Iluminada" leva uma série de benefícios às localidades que ainda não contam com a tecnologia das novas luzes.

Na comunidade conhecida como Forno Velho, as equipes iniciaram a substituição das lâmpadas nesta semana. O trabalho na localidade foi realizado na quinta-feira (3) e na sexta-feira (4), acompanhado de perto pelos moradores que se mostraram satisfeitos com a instalação das luminárias modernas.

Dona Maria destacou a importância das lâmpadas de LED para a garantia de mais segurança. Foto: Wilson  Moreno (Secom/PMM)

Mais segurança a partir da luminosidade gerada pelas lâmpadas instaladas foi o benefício destacado pela aposentada Maria Edinir Santiago, mais conhecida como dona Didi. “Nós estamos adorando, principalmente eu que já sou idosa, tenho 81 anos. De noite eu não posso sair fora com a escuridão, fico presa dentro de casa. Agora, se Deus quiser eu vou sair”, comentou.

Antônia Rosileide, moradora há quase 10 anos do Forno Velho, também opinou sobre o serviço realizado pela gestão municipal com o programa “Mossoró Iluminada”.

“A antiga lâmpada era muito ruim, porque não clareava nada, era uma cor escura, morta. Essa lâmpada que está sendo instalada agora é uma claridade beleza, vai ficar só no jeito. Vai ficar muito boa a claridade dela, se Deus quiser”, disse a dona de casa.

Antônia Rosileide, moradora há quase 10 anos do Forno Velho, aprovou o trabalho realizado pela Prefeitura. Foto: Wilson Moreno (Secom/PMM)

São benefícios das lâmpadas de LED: eficiência energética (reduzindo custos com energia elétrica em até 70%); alta luminosidade (proporcionando mais segurança), longa vida útil das lâmpadas (reduzindo trocas); redução dos custos com manutenção.

A Prefeitura de Mossoró instalou no ano passado mais de 10 mil luminárias de LED, cumprindo uma das metas estabelecidas pela gestão municipal. Em 2022, a meta é que sejam instaladas 12 mil lâmpadas. E em 2023, 15 mil luminárias. O objetivo é que 100% do município seja contemplado com a tecnologia das luzes mais claras e econômicas.

Equipe trabalhando na manhã da sexta-feira (4), na comunidade Forno Velho. Foto: Wilson Moreno (Secom/PMM)

´Substituição de lâmpadas de vapor de sódio por luminárias de LED. Foto: Wilson Moreno (Secom/PMM)