quarta-feira - 20/01/2021

Mercados Públicos de Mossoró receberão melhorias nas estruturas

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico está realizando visitas aos mercados públicos do município. Na manhã desta quarta-feira, 20, os mercados do Alto da Conceição e Central receberam visitas das equipes da Prefeitura de Mossoró.

Neste momento a equipe está conhecendo as particularidades de cada um dos equipamentos. No Mercado do Alto da Conceição, foi observada a estrutura que engloba as partes hidráulica, elétrica, sanitária e física. Além disso, a visita também tem por objetivo ouvir os anseios dos comerciantes e consumidores.

“Aqui no Alto da Conceição a estrutura está bem conservada, tendo em vista que passou recentemente por reforma, contudo ainda há reparos pontuais a serem executados”, explicou Franklin Filgueira, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico.

A pasta já iniciou serviços de limpeza no local. De acordo com Suendel Carlos, diretor de unidade, uma das principais reivindicações de quem trabalha e frequenta o mercado era quanto à limpeza. “O trabalho é diário e constante, mas estamos intensificando a limpeza realizando uma geral ao menos uma vez por semana”, acrescenta Suendel.

Muitos dos comércios do mercado são passados de geração para geração, como é o caso da família Lima, que já atua no local há várias décadas. “É um trabalho realizado entre familiares. Estamos todos os dias no mercado do Alto da Conceição servindo ao povo tapioca, panelada e diversas outras refeições. É um meio de sobrevivência”, destaca a comerciante Raquel Lima.

Já no Mercado Central, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico relacionou pontos na estrutura do prédio que devem passar por reparos emergenciais, tais como: retelhamento, manutenção nos portões e banheiros, além de projeção de uma reforma geral no espaço. O secretário Franklin Filgueira ainda firmou compromisso no reforço à segurança.

Atualmente, o Mercado Central comporta 150 espaços de comercialização, entre mesas e boxes. Wilson Freire, comerciante há vinte anos, aprova a abertura da Prefeitura para o diálogo junto à classe. “A gente sobrevive do que é vendido aqui. Qualquer benfeitoria realizada será muito bem vinda. Isso porque o mercado organizado vai atrair mais clientes e o nosso faturamento cresce”, disse o comerciante.

A Secretaria seguirá realizando visitas diariamente em todos os mercados da cidade, ouvindo os diretores dos equipamentos, apurando as necessidades de cada local para providenciar com mais rapidez soluções para as demandas apresentadas. “O nosso papel é fazer a intermediação entre as partes, inclusive com diretores e secretários de outras pastas, num trabalho integrado”, explicou Emanuel Costa, gerente-executivo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico.