quarta-feira - 13/06/2018

“Medo” é tema de encontro de professores promovido pela Secretaria de Educação

Foi com muito forró pé de serra que a Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer (SEMEEL) deu início ao 1º encontro de 2018 do projeto “Um olhar e uma escuta a você, educador”, na noite desta quarta-feira, 13, no Teatro Municipal Dix-Huit Rosado. Na oportunidade os professores da Rede Municipal de Ensino debateram o tema “De que você tem medo? Vamos conversar sobre isso?”. Para discutir o tema a SEMEEL convidou dois profissionais: Mayccon Costa, professor do curso de Psicologia da Faculdade Diocesana de Mossoró e psicólogo da Colégio Diocesano de Mossoró; e Karenine Fernandes, assistente social e diretora do CAPS AD. Os debates foram mediados pela psicopedagoga Aldenora Rocha. As discussões em torno dos medos dos profissionais objetivam proporcionar uma melhor qualidade de vida e bem-estar físico e mental. “Vamos direcionar as discussões no sentido de esclarecer os tipos de medos que são mais frequentes no cidadão da nossa sociedade atual, destacando a sua relação com a ansiedade que prejudica muito a qualidade de vida dos profissionais. E vamos também levantar possibilidades de enfrentamento desses medos gerando forças capazes de superar esses traumas possibilitando aos professores e professoras a vontade de buscar qualidade de vida no trabalho”, explicou o psicólogo. “O medo hoje é uma realidade. Ele paralisa. Ele interfere no nosso convívio social, mas aí precisamos trabalhar esses medos para que eles não prejudiquem nossas vidas. Vamos aqui apontar a necessidade da ressignificação desses traumas que tanto atropelam nossa rotina. Precisamos mostrar a esses profissionais que o medo pode e deve ser tratado com um profissional, e além disso, dentro da própria escola, criar momentos para dividir e compartilhar as angústias provocados por esses medos. O tratamento precisa acontecer para que esse sentimento não se transforme em uma patologia”, disse a assistente social. O projeto “Um olhar e uma escuta a você, educador”, é promovido desde o ano de 2010 pela SEMEEL. A realização desse projeto é uma das iniciativas tomadas pela Secretaria de Educação para valorizar o docente da rede. São ações que incentivam o professor a buscar a melhoria de sua saúde física e mental. “Promover esse encontro demanda um esforço enorme de toda a equipe da secretaria, mas quando vemos a participação do professor e a vontade que ele tem de estar presente a esses encontros, percebemos que todo o empenho vale à pena para dar continuidade a esse projeto”, afirmou a secretária Municipal de Educação, Magali Delfino.