sexta-feira - 13/08/2021

Matrículas para o curso de fruticultura serão abertas neste sábado

Por: Edinaldo Moreno

Inicia neste sábado, 14, as matrículas para o curso técnico de fruticultura que será realizado pela Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (SEADRU) e Serviço Nacional de Aprendizado Rural (SENAR).

Os 20 aprovados no processo seletivo realizado no último mês de julho devem se dirigir até a Seadru munidos de toda a documentação necessária para realizarem a matrícula. O prazo é até a próxima terça-feira, 16, dia também da aula inaugural.

“O curso técnico em fruticultura tem uma grande importância para os jovens e adultos que vivem e trabalham no campo. O mesmo vai formar profissionais que serão especializados em todo o processo da cadeia produtiva da fruticultura, desde a parte das práticas agrícolas até a parte de negociações no mercado”, destacou a engenheira agrônoma e diretora de unidade da Secretaria da Agricultura, Williane Lima.

O curso terá duração de 2 anos e meio e terá 70% das aulas no formato remoto e 30% presencial. A primeira aula ocorrerá na Escola Municipal André Luiz, no bairro Aeroporto.

“Mossoró hoje é o maior exportador de melão do Brasil e também de outras frutas que tem uma qualidade muito boa. Formando esses profissionais aqui, eles vão ter muito mais chances de entrar no mercado de trabalho local, uma vez que, a própria cidade emprega várias pessoas nesse ramo da cadeia produtiva da fruticultura”, enfatizou Williane.

No ato da matrícula, o candidato aprovado deve apresentar os seguintes documentos, em original, fotocópia ou autenticados em cartório:

- certificado de conclusão do Ensino Médio

- histórico escolar do Ensino Médio

- cédula de Identidade (não será aceito Carteira Nacional de Habilitação - CNH)

- CPF do aluno; ou ainda, a impressão do CPF retirado do site da Receita Federal

- certidão de nascimento ou de casamento, legível

- documento militar, para os candidatos do sexo masculino maiores de 18 anos

- documentação comprobatória das informações inseridas no ato da inscrição para atendimento dos critérios estabelecidos no item 2.1.1 para as vagas prioritárias.