sexta-feira - 23/05/2025

Mais três comunidades rurais recebem mutirão de declaração de rebanho

Por: Edinaldo Moreno

Wilson Moreno (SECOM/PMM/Arquivo) Wilson Moreno (SECOM/PMM/Arquivo)

As comunidades de PA Carmo, Mulunguzinho e Hipólito receberam nesta quinta-feira (22) a equipe da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (Seadru), responsável pelo mutirão de declaração de rebanho na zona rural.

A declaração deve ser feita para todas as espécies (bovinos, bubalinos, ovinos, caprinos, suínos, equídeos, aves, peixes, entre outros) até o próximo dia 31. A atualização cadastral acontece duas vezes ao ano, nos meses de maio e novembro, ocorrendo geralmente junto à vacinação contra a febre aftosa, que também costumava ser semestral.

“Estamos caminhando para a última semana de mutirões aqui em Mossoró para os produtores que necessitam declarar o rebanho. Visitamos nos dois primeiros mutirões seis comunidades, onde fizemos as declarações de atualização. Reforçamos aos produtores que a declaração deve ser feita até o dia 31 deste mês”, reforçou Aluísio Sousa, coordenador de Pecuária da Secretaria de Agricultura.

“Aqueles produtores que não conseguiram participar de algum mutirão na zona rural podem procurar a Secretaria de Agricultura ou o Idiarn para realizarem sua declaração”, acrescentou.

O Rio Grande do Norte alcançou uma nova posição sanitária, em que o Ministério da Agricultura e Pecuária reconheceu o RN como “Livre da Aftosa sem Vacinação”. A última campanha de vacinação contra a febre aftosa no RN ocorreu em abril do ano passado.

Anterior Próximo