terça-feira - 02/04/2019

Lixo e construções irregulares agravam alagamentos causados pelas chuvas em Mossoró 

Por: Comunicação

Somente no último sábado (30), a Defesa Civil Municipal de Mossoró recebeu 16 chamadas de inundação e três chamadas para queda de árvore. Na maioria desses pontos de alagamento, o serviço de limpeza urbana encontrou lixo descartado de maneira irregular.

Com as galerias operando no nível máximo, por conta do volume de chuvas, esses resíduos de lixo e de descarte irregular de construção trazem ainda mais transtorno para a população. É o que alerta o coordenador da Defesa Civil em Mossoró, sargento Osnildo Morais. “Esse é um alerta que precisamos fazer junto à população. Fizemos uma força tarefa no domingo e o que foi encontrado nas galerias é surpreendente: restos de poda de árvores, sacolas plásticas, garrafas pet”, enfatizou Osnildo Morais.

A equipe da secretaria municipal de Infraestrutura tem atuado com o serviço de limpeza urbana, drenagem e manutenção de bocas de lobo. “A manutenção das galerias é feita com regularidade pela equipe da Secretaria de Infraestrutura, mas a falta de consciência ambiental de parte da população que joga lixo nas galerias e mantém restos de construção nas calçadas, contribui ainda mais com os alagamentos”, comenta o engenheiro Yuri de Tarso.

Para coibir essas ações, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, tem vistoriado e notificado os responsáveis por descarte de lixo em vias públicas e construções irregulares, principalmente as margens de rios e canais.

Tags:
Anterior Próximo