quinta-feira - 24/02/2022

Jornada Pedagógica é encerrada debatendo instrumentos de planejamento da rede municipal

Por: Maricelio Almeida

A edição 2022 da Jornada Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação (SME) de Mossoró foi encerrada nesta quarta-feira (24) com a presença de supervisores e gestores escolares, que puderam acompanhar, no Hotel Thermas palestra que debateu o tema “Projeto político-pedagógico e Mapa Educacional: instrumentos de planejamento e gestão da rede municipal de Mossoró”.

A temática trabalhada na palestra de encerramento foi abordada pela Profª Dra. Gilneide Maria de Oliveira Lobo, gerente executiva Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, e pelo professor Francisco Hélio de Oliveira Rodrigues, gerente executivo de Avaliação, Planejamento, Inovação e Tecnologia da SME.

“Encerramos a Jornada Pedagógica 2022 com uma avaliação bastante positiva. As palestras presenciais, híbridas e virtuais foram todas de excelência e contaram com uma grande participação de professores, supervisores e diretores. Esperamos que as reflexões promovidas direcionem para um fazer pedagógico que ressignifique o processo de ensino e aprendizagem diante do contexto vivido”, pontuou a gerente Gilneide Lobo.

Gilneide ainda ressalta a importância de um dos pontos discutidos no encerramento da Jornada. “O Mapa Educacional é um instrumento de planejamento, monitoramento e avaliação da rede municipal de ensino de Mossoró, instituído pela Lei de n° 2.717, de 27 de dezembro de 2010. Estabelece metas, projetos, atividades e ações a serem executadas durante o ano letivo com foco na melhoria da qualidade da educação ofertada nas unidades de ensino”, explicou.

Este ano, a Jornada Pedagógica trabalhou, ao longo de três dias de evento, o tema “Novos tempos, novas práticas: ressignificando o processo de ensino e aprendizagem”. A programação foi aberta na noite da última terça-feira (22), com mensagem inicial do prefeito Allyson Bezerra e da secretária municipal de Educação, Hubeônia Alencar, além de palestra do Prof. Dr. Luiz Gomes da Silva, da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA).

Na quarta (23), mais duas palestras foram realizadas, dessa vez no formato on-line, com transmissão ao vivo pelo YouTube da Prefeitura de Mossoró. A primeira palestra do segundo dia da Jornada Pedagógica foi conduzida pela Profª Dra. Denise Maria de Carvalho Lopes, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Ela abordou aspectos relacionados ao tema “Campos de experiências e direitos da aprendizagem na construção da rotina na Educação Infantil”. O público-alvo foi formado por professores da Educação Infantil.

Também na quarta (23), à tarde, a Profª Me. Míria Helen Ferreira de Souza, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), trouxe à discussão o tema “A gestão da sala de aula e os desafios de uma aprendizagem significativa com foco na recuperação das aprendizagens”. Sua abordagem foi voltada para professores do Ensino Fundamental Anos Iniciais, Finais e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

“Tivemos um feedback muito positivo da categoria, que participou ativamente das discussões, das conferências e palestras. Trouxemos durante toda a jornada a temática da ressignificação dos saberes, desse novo tempo que surge após as aulas remotas. Toda nossa temática discutida é com esse fim, para que nós estejamos preparados para esse retorno presencial, que acontecerá no dia 7 de março”, conclui a secretária Hubeônia Alencar.