quinta-feira - 16/11/2023

Jogos Escolares de Mossoró 2023 são abertos oficialmente

Por: Edinaldo Moreno

A 24ª edição dos Jogos Escolares de Mossoró (JEMs) foi aberta oficialmente na manhã desta quinta-feira (16). A cerimônia aconteceu no Ginásio de Esporte Pedro Ciarlini e contou com a presença do prefeito Allyson Bezerra, secretários municipais, autoridades e estudantes de dezenas de escolas participantes da atual edição dos JEMs.

A competição é promovida pela Secretaria Municipal de Educação (SME) e Secretaria Municipal de Esporte e Juventude (SEMEJ). Neste ano, os jogos escolares do município contam com participação de 71 escolas das redes privadas e públicas. Ao todo, a edição de 2023 reúne mais de 2,2 mil alunos distribuídos em 10 modalidades.

Titular da SEMEJ, Larissa Maciel destacou ser uma satisfação para a Secretaria de Esporte esse congraçamento, tendo em vista que os JEMs têm uma importância gigantesca no calendário esportivo e escolar.

“Sabemos o quão é importante se fomentar o esporte nas escolas do nosso município. É um momento de satisfação para todos nós que fazemos a Prefeitura de Mossoró. Temos mais de dois mil atletas envolvidos das redes pública e privada, da zona urbana e rural, todos congregando pelo esporte e pela educação”.

Secretário de Educação de Mossoró, Marcos Oliveira também esteve presente à cerimônia de abertura dos Jogos e ressaltou que o esporte tem função extremamente importante para a educação.

“Esse momento é extremamente importante para todos nós que fazemos a Secretaria de Educação. É muito importante essa ligação do esporte com a educação, sem contar que, além de melhorar a cognição dos estudantes, existem estudos científicos que mostram isso, que o esporte melhora a capacidade dos estudantes de aprenderem, também a gente desenvolve a socialização dos estudantes”.

O prefeito Allyson Bezerra participou da solenidade de abertura da competição e agradeceu o empenho de toda a equipe da Prefeitura pela organização dos jogos e também de todos os alunos que participarão da edição.

“É fundamental que esporte e educação estejam alinhados. Esse grande evento envolve diretamente mais de 70 escolas no nosso município. São mais de 2,2 mil jovens envolvidos em 10 modalidades esportivas. O esporte faz parte da política que a gente quer para a nossa juventude, para as nossas crianças. Ficamos felizes com esse momento que presenciamos aqui na solenidade de abertura dos Jogos Escolares de Mossoró”, frisou.

ESTUDANTES

O principal momento de competições que reúnem diversas modalidades é o acendimento da pira olímpica. A responsável pelo ato foi a estudante Maria Eduarda Ribeiro, da Escola Municipal Heloísa Leão. Ela falou da emoção de participar deste momento.

“Fiquei muito alegre em participar deste momento tão importante que é o acendimento da pira olímpica. Eu não esperava. Estou muito feliz”, disse a estudante.

Aluno da Escola Municipal Alcides M. Bezerra, Emanuel Carlos participa pela segunda vez dos JEMs e também destacou a felicidade de estar presente na competição. “Nós estamos muito felizes em participar dos jogos e vamos com muita garra e luta em busca do título de campeão de futsal”, falou.

COMPETIÇÃO

Os jogos iniciaram na última segunda-feira (13). As primeiras modalidades foram Futsal, Handebol e Vôlei de Duplas. Na última terça-feira (14), começaram os jogos de Basquete, também no Colégio Diocesano. As partidas seguem até esta sexta-feira (17). Já a Escola Municipal Maurício Fernandes recebe, hoje e amanhã, às 13h30, os competidores inscritos na modalidade Xadrez. Nos dias 17 e 18 haverá as disputas de Badminton, no Colégio Mater Christi.

De 20 a 24 de novembro, o Colégio Pequeno Príncipe e o Ginásio Pedro Ciarlini serão palco das disputas do Voleibol Indoor, com jogos pela manhã e à tarde. Também a partir do dia 20 ocorrem as partidas de Futebol, no Estádio Municipal Manoel Leonardo Nogueira, o Nogueirão, espaço que também sediará a modalidade Atletismo, dias 22 e 23. No último dia dos JEMs, 24, haverá as disputas de Karatê, às 13h, no Colégio Diocesano Santa Luzia.