segunda-feira - 13/11/2023

JEMs 2023 começam com partidas de futsal, handebol e vôlei de duplas

Por: Maricelio Almeida

Começou nesta segunda-feira (13), a XXIV edição dos Jogos Escolares de Mossoró (JEMs), evento promovido pela Prefeitura e coordenado pela Secretaria Municipal de Educação (SME) em parceria com a Secretaria Municipal de Esporte e Juventude (SEMEJ). Neste primeiro dia de competição, foram realizadas partidas nas modalidades futsal, handebol e vôlei de duplas.

A competição começou em três diferentes espaços do município: o Ginásio de Esporte Engenheiro Pedro Ciarlini Neto (futsal), Colégio Diocesano Santa Luzia (handebol) e Arena Relativa (voleibol de duplas). As modalidades seguem com partidas acontecendo nesta terça-feira (14), quando também se iniciam os jogos de basquete, no Diocesano, às 12h. As tabelas completas podem ser conferidas AQUI.

“Uma competição como essa é uma grande oportunidade de integração de todos os alunos, promovendo a socialização. É também uma possibilidade de mudança de vida. Temos vários exemplos de pessoas que conseguiram transformar a vida das famílias e, consequentemente, a sua própria vida no esporte”, pontuou o presidente da comissão organizadora dos JEMs, Mário Paz.

Entre as equipes que disputaram este primeiro dia de JEMs está o time de futsal da Escola Municipal Ricardo Vieira do Couto, localizada da região do Jucuri, zona rural de Mossoró. Professora de Educação Física da unidade, Jocélia de Góis destaca a importância da presença da escola na competição.

“O esporte, de forma geral, contribui em todos os aspectos do ser humano. Nossa escola este ano teve a oportunidade de participar, e isso é o essencial, ter essa experiência, socializar, buscar vitórias, buscar resultados de tudo trabalhado durante as aulas. O essencial é a socialização, é proporcionar novas experiências para os alunos”, frisou.

Jocélia de Góis

Alunos da Escola Municipal Prof. Antônio Fagundes também entraram em quadra nesta segunda-feira (13). “Estamos aqui para ganhar, para ter a chance de levar o troféu para a escola, mais um para a coleção. É uma boa competição, ajuda o aluno a não ficar em casa, no telefone, mas praticar uma atividade física”, disse Kaio Alessandro. “É a primeira vez que participo, buscando sempre dar o meu melhor. É uma competição que a gente se diverte também. Pratico futsal há muito tempo”, acrescentou Ruan Pedro.

Ruan Pedro

Estudantes de unidades de ensino das redes estadual, privada e federal também participam da competição. Lucas Linhares é aluno da Escola Alvorecer e ressaltou a alegria de ver o seu time nos JEMs. “Primeira vez que participo e é uma sensação diferente. Espero ganhar, passar da fase de grupos, para poder chegar à final e ficar em primeiro lugar”, afirmou otimista com o desempenho da sua equipe.

Hoje treinador da equipe da Escola Palas Atenas, Arley Keven lembrou, com saudosismo a época em que disputava os jogos. “A gente passa o ano inteiro se preparando para chegar em uma competição como essa, que é de extrema importância para a cidade, para valorizar ainda mais o esporte, em que a gente se sente feliz. Lembro de quando eu jogava e vem aquela nostalgia, saudade”, relatou.

Os JEMs 2023 seguem até 24 de novembro. A cerimônia oficial de abertura do evento está marcada para o dia 16, às 8h30, no Ginásio de Esporte Pedro Ciarlini. São cerca de 2,2 mil estudantes de mais de 70 diferentes unidades de ensino envolvidos na competição.

Larissa Maciel

“A gente entende a importância de o esporte estar atrelado à educação, por isso essa parceria excelente entre SME e Semej. São muitas modalidades envolvidas, tudo isso para ser fomentado ainda mais o esporte dentro do nosso município. E a nossa intenção, com toda certeza, é fazer com que esses milhares de alunos entendam a ferramenta de transformação social que é o esporte através desse alicerce com a educação”, finalizou a secretária municipal de Esporte, Larissa Maciel.