quinta-feira - 18/01/2024

"Janeiro Roxo": Campanha aborda importância do diagnóstico, tratamento e cura da hanseníase

Por: Thiago Braga

A Prefeitura de Mossoró está intensificando as ações com foco na conscientização sobre a hanseníase. Durante este mês, na campanha temática “Janeiro Roxo”, as equipes da Secretaria Municipal de Saúde desenvolvem uma programação especial nos equipamentos públicos, abordando a importância do diagnóstico, tratamento e cura da doença.

As ações são desenvolvidas principalmente nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), em todas as regiões, zonas urbana e rural. A população receberá orientações por meio de palestras informativas, roda de conversa, atendimentos médicos e encaminhamentos.

Além disso, a campanha “Janeiro Roxo” mobilizará os profissionais da saúde com estratégias para sensibilizar a categoria. Na programação, estão previstas realizações de capacitações com os profissionais. “Esse ano, em Mossoró, teremos uma capacitação com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), ofertada de forma on-line para os médicos e enfermeiros. Ademais, reforçaremos as ações repassando informações sobre a doença e realizando a busca ativa nas UBSs”, destacou Mércia Cristina, técnica responsável pelo Programa de Hanseníase do município.

Mércia Cristina, técnica responsável pelo Programa de Hanseníase do município.

A pessoa que apresenta sinais e sintomas da doença pode procurar uma Unidade Básica de Saúde. “A UBS é a porta de entrada para o tratamento da doença. Todas as unidades são capacitadas para tratar a hanseníase. Realizamos também o encaminhamento dos casos ao PAM do bairro Bom Jardim, unidade de referência”, informou Mércia Cristina.

A hanseníase é uma doença infectocontagiosa que afeta principalmente a pele e os nervos, causada pela bactéria Mycobacterium leprae. A campanha “Janeiro Roxo” conscientiza à população com informações sobre sinais, sintomas da doença, e ainda o seu diagnóstico e tratamento para romper estigmas e preconceitos que ainda cercam a hanseníase.

SINAIS E SINTOMAS:

- Manchas (brancas, avermelhadas, acastanhadas ou amarronzadas) e/ou área(s) da pele com alteração da sensibilidade térmica (ao calor e frio) e/ou dolorosa (à dor) e/ou tátil (ao tato);

- Comprometimento do(s) nervo(s) periférico(s), geralmente espessamento (engrossamento), associado a alterações sensitivas e/ou motoras e/ou autonômicas;

- Áreas com diminuição dos pelos e do suor;

- Sensação de formigamento e/ou fisgadas, principalmente em mãos e pés;

- Diminuição ou ausência da sensibilidade e/ou da força muscular na face, e/ou nas mãos e/ou nos pés;

- Caroços (nódulos) no corpo, em alguns casos avermelhados e dolorosos.