segunda-feira - 06/02/2023

‘Hoje temos uma escola onde a gente gosta de estar’, afirma professora da zona rural de Mossoró

Por: Maricelio Almeida

Os investimentos realizados pela Prefeitura de Mossoró na Rede Municipal de Ensino refletem o compromisso da gestão com a educação e são reconhecidos não apenas pelos pais e alunos, mas também pelos profissionais que atuam nas unidades. Na Escola Municipal Ricardo Vieira do Couto (Jucuri), por exemplo, os professores destacam as melhorias implementadas no equipamento após a sua completa reestruturação, concluída em 2022.

“Nós aqui ficamos muito satisfeitos com a reforma que foi feita, porque, na realidade, antes nós tínhamos uma dificuldade muito grande em administrar nossas aulas, em virtude do colégio estar muito deteriorado. A reforma realmente nos trouxe muitos benefícios, tanto para nós professores, que nos sentimos bem mais à vontade em receber a escola limpa, toda adequada para o que nós necessitamos, quanto para a comunidade”, pontuou o professor Chagas Bezerra, que atua na Rede Municipal há mais de 20 anos.

Chagas Bezerra: mais de 20 anos de dedicação à educação

Com mais de 30 anos exercendo a docência na Escola Municipal Ricardo Vieira do Couto, a professora Adalzirene Lucas compartilha do mesmo sentimento do colega Chagas Bezerra. “Tenho 35 anos de sala de aula, sempre nessa escola, e desde o início que a gente vinha com a estrutura bem precária, e hoje nós temos uma escola completamente reformada, com tudo que se tem direito, bonita e onde a gente gosta de estar”, disse, acrescentando:

“É sempre uma alegria sair de casa e saber que eu tenho um trabalho para onde ir. Sou apaixonada pela educação, não quero parar, por enquanto. Quero continuar trabalhando, porque acho que tenho muito a fazer pela educação, principalmente na minha comunidade. Sou nascida aqui, estudei aqui, meus filhos estudaram aqui, e estou trabalhando até hoje”, declarou Adalzinere, que mesmo aposentada decidiu voltar à sala de aula, agora como professora temporária.

Professor Alderi Batista

O professor Alderi Batista faz parte da equipe da Escola Ricardo Vieira do Couto há menos tempo, seis anos, mas também já reconhece os avanços registrados na unidade dos últimos dois anos. “A gente teve a reforma no ano passado, com essa melhora na questão de estrutura. A gente tinha uma estrutura mínima, com necessidades de melhora, e veio essa reforma no tempo oportuno. Precisávamos mesmo. Nós recebemos de bom grado essa reforma”, contou o docente.

Os estudantes também comemoram as mudanças implantadas na unidade de ensino. “O colégio está ótimo, está tudo excelente, não está faltando mais nada. Antes, as janelas estavam quebradas, tinham portas que não abriam se fossem fechadas, e algumas telhas quebradas. Melhorou em várias coisas, melhorou também a educação. Está tudo do jeito que era para estar”, comentou a aluna Ana Beatriz, do 8º ano do Ensino Fundamental.

Ana Beatriz é aluna do 8º ano da Escola Ricardo Vieira do Couto

“A escola é muito boa, inclusive é o lugar que eu consigo relaxar mais. Venho todo dia para a escola feliz e volto mais feliz ainda. A estrutura melhorou demais, já que no passado teve a reforma, que nos ajudou muito. Educação, para mim, é prazer, é leitura. Educação significa tudo”, finalizou Pedro Henrique, estudante do 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Ricardo Vieira do Couto.

Pedro Henrique, aluno da Escola Ricardo Vieira do Couto