terça-feira - 08/03/2022

Patrulha Maria da Penha reforça campanha de combate à violência contra a mulher

Por: Wesley Duarte

As ações de combate à violência doméstica e familiar contra a mulher foram intensificadas nesta segunda-feira (8), Dia Internacional da Mulher. A proposta da Secretaria de Segurança Pública, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Trânsito (SESDEM) é reforçar o trabalho de conscientização executado pelo Departamento de Educação da Patrulha Maria da Penha.

Na manhã desta segunda-feira, as equipes mobilizaram condutores por meio de blitz educativa na avenida Presidente Dutra, bairro Alto de São Manoel. Na oportunidade, guardas civis municipais, agentes de trânsito e integrantes da equipe multidisciplinar do Juizado da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher promoveram a distribuição de cartão informativo e chocolates. Além da homenagem, a campanha visa informar à sociedade sobre os canais de denúncia da Guarda Civil Municipal.

“Não poderíamos passar em branco o Dia Internacional da Mulher, o dia em que as ações estão voltadas para o tema. Através de material educativo e conversa com os condutores estamos conscientizando a população sobre os canais de denúncia em caso de agressão contra a mulher”, relatou Lilia Cinthya, coordenadora de ações educativas da Patrulha Maria da Penha.

Helena Leite, coordenadora da equipe multidisciplinar do Juizado da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, ressalta a eficiência do trabalho desenvolvido pela Patrulha Maria da Penha na perspectiva de garantir os direitos e assegurar a proteção das mulheres vítimas de violência.

“A patrulha faz parte de uma rede de apoio à mulher. O juizado tem uma parceria muito forte com a patrulha. A Lei Maria da Penha traz as medidas protetivas em benefício das mulheres em situação de violência e a patrulha faz a efetivação das medidas. As equipes vão até as mulheres, conversam com elas, comprovam o fato, inclusive, já prendendo agressores tentando quebrar as medidas”, explicou

Os canais de denúncia da Guarda Civil Municipal funcionam 24h. As denúncias podem ser feitas por meio do número de emergência 153 e pelo Whatsapp: (84) 9 8631-7000.