sexta-feira - 24/06/2022

Grupos de estados vizinhos enaltecem Festival de Quadrilhas Juninas de Mossoró

Por: Thiago Braga

Em Mossoró, o Festival Independente de Quadrilhas Juninas reúne grupos vindos de vários municípios do Rio Grande do Norte e outros estados da região Nordeste. As participações de quadrilhas de estados vizinhos como Ceará e Paraíba, por exemplo, evidenciam a grandiosidade e importância do "Mossoró Cidade Junina" (MCJ) para quadrilheiros que percorrem longas distâncias para prestigiar o São João mais cultural do mundo.

Diretamente da cidade de São Gonçalo do Amarante, no Ceará, a quadrilha “Junina Passagem”, foi um dos grupos que se apresentaram na noite desta quinta-feira (23), participando na categoria interestadual estilizado.

“Junina Passagem”

“Eu como brincante estou muito feliz de estar aqui em Mossoró. Nós passamos os últimos meses muito ansiosos, porque é a primeira vez depois de anos que uma quadrilha de São Gonçalo vem pra cá representar o nosso município. Então, a gente está muito feliz em poder representar a nossa cidade e mostrar um belo trabalho”, declarou Leilyane Soares, componente da quadrilha “Junina Passagem”.

A quadrilha trouxe para Mossoró uma apresentação que destacou o regionalismo nordestino. “A gente está trazendo um pouco da história do Nordeste e ao mesmo tempo falando sobre dialetos, palavras, preconceito com o nordestino, a xenofobia”, explicou Clênis César, marcador da quadrilha “Junina Passagem”.

“Junina Passagem”

Para quem vem de fora participar das disputas no festival, o “Mossoró Cidade Junina” é visto como um dos principais eventos juninos, sendo um dos grandes palcos para as apresentações que projetam os grupos para todo o Brasil. Participar do Festival de Quadrilhas Juninas de Mossoró, reconhecido nacionalmente, é motivo de honra e muita emoção para os quadrilheiros.

“Junina Renascer”

“Junina Renascer”, quadrilha que veio da cidade de Tabuleiro do Norte, no Ceará, destacou em sua apresentação a religiosidade de seu povo. “Vamos trazer um pouco da religiosidade de nossa cidade, onde temos a terceira romaria do Ceará. Já é o nosso terceiro ano em Mossoró. Desde a nossa fundação estamos aqui participando. É um festival mágico aqui pra gente”, Kirley Alysson, presidente da quadrilha “Junina Renascer”.

Já Hugo Nilton, quadrilheiro da “Junina Renascer”, comentou acerca da importância da participação do grupo no “Mossoró Cidade Junina”. “É sempre uma honra participar aqui em Mossoró. É um dos festivais mais bonitos esteticamente e mais emocionantes. O público tem uma energia muito boa. A gente vem de outro estado pra prestigiar esse festival tão bonito e aqui é só felicidade”, contou.

“Junina Renascer”

Dançar na Arena Deodete Dias, templo dos quadrilheiros no “Mossoró Cidade Junina”, é especial. “A nossa cidade fica 100 km distante daqui e nós fazemos questão de participar de um festival tão grandioso como este. Pra gente é uma realidade totalmente diferente do que a gente vive. Desde o ano de nossa fundação fazemos questão de participar. A cada ano queremos trazer mais pessoas para conhecer a magia de Mossoró”, revelou Taísa Rodrigues, brincante da quadrilha “Junina Renascer”.

Na noite de São João, o público presente pode prestigiar 5 apresentações de quadrilhas juninas. Verdadeiros shows preparados minuciosamente pelos grupos há vários meses. Tudo para que nada dê errado no momento chave da disputa.

“Quadrilha  Junina Festeja Siará”

“Depois de dois anos parados devido a pandemia, nós resolvemos trazer um tema que relembrasse aquele São João que sentíamos falta. Então, estamos destacando as músicas da banda ‘Mastruz com Leite’, resgatando grandes sucessos, contextualizando com os dias atuais”, destacou Evânio Souza, presidente da “Quadrilha Junina Festeja Siará” da cidade de Limoeiro do Norte, no Ceará.

“Quadrilha  Junina Festeja Siará”

As apresentações do Festival Independente de Quadrilhas Juninas, categoria estilizado adulto, continuam na noite desta sexta-feira (24), a partir das 19h. No último dia de exibições, a programação prevê 10 apresentações na Arena Deodete Dias. Ao final, o público conhecerá a grande campeã da categoria no "Mossoró Cidade Junina" 2022.

 

Tags:
Anterior Próximo